terça-feira, 7 de agosto de 2012

BOLETIM FLE

logo_fle_1pequeno

Assente no pressuposto de que a Liberdade de Educação exige autonomia e que esta, nas suas múltiplas vertentes, é essencial na definição dos critérios de qualidade que defendemos para as escolas, o FLE tem vindo a defender um reforço da autonomia em termos curriculares; em termos da avaliação do desempenho de professores e alunos; em termos da gestão dos recursos financeiros, educativos e de pessoal; e em termos de liderança.

O grau de autonomia existente no sistema educativo, surge sempre associado aos resultados das escolas e à qualidade das aprendizagens dos estudantes. Não é possível adequar o funcionamento e organização da escola às características específicas dos seus alunos, melhorando assim os seus resultados, sem oferecer a essas mesmas escolas a autonomia necessária para avançarem nesse sentido. Nos países onde a autonomia é uma realidade efectiva e nos quais o foco das preocupações é colocado nos alunos e não no próprio sistema, é visível um reforço efectivo ao nível da generalidade dos parâmetros que permitem avaliar a escola e, sobretudo, assiste-se a uma evolução das discussões e das problemáticas que envolvem a educação.

Aqui, ao contrário do que sucede em Portugal, o mote da discussão coloca-se agora na tentativa de perceber se a educação é uma ciência ou se é antes uma arte de transmissão de conhecimentos...

Conheça melhor a posição do FLE relativamente à autonomia e a sua relação directa com a Liberdade de Educação, ouvindo o Professor Fernando Adão da Fonseca sobre este assunto no Canal de Vídeos do FLE no Youtube ou assistindo a este VÍDEO do Professor Daniel Willingham sobre esta interessante discussão.

Diário de Educação

clique para conhecer todas as novidades do sector da educação

FLE - Fórum para a Liberdade de Educação

www.FLE.pt

O FLE no Facebook

Canal FLE no Youtube

Documentos FLE

Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos

Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Modificar a sua subscrição Remover subscrição

Powered by Joobi

Sem comentários:

Enviar um comentário