terça-feira, 14 de agosto de 2012

o drama do insucesso escolar

logo_fle_1pequeno

O Mundo actual, pleno de problemas e de novos desafios, exige um redobrado empenhamento e uma extraordinária capacidade de adaptação à realidade. A velocidade a que as transformações acontecem, redobra a importância da escola enquanto instrumento privilegiado de transmissão de conhecimentos, de fomento de capacidades e de promotor de valores, factores que são essenciais na capacidade de adaptação dos indivíduos às novas exigências.

Uma escola com essa capacidade, verdadeiramente adaptada à realidade actual, exige por seu turno uma proximidade relativamente aos seus alunos, de forma a garantir que é capaz de responder aos principais anseios, sonhos, desafios e necessidades da comunidade em que se insere. Tem obrigatoriamente de ser uma escola pró-activa, dinâmica, eficiente e significante, gerando novas respostas e fomentando a criação de novas técnicas de aprendizagem que a transformem num cadinho de conhecimento marcado pela excelência.

Num sistema educativo assente na Liberdade de Educação, o cerne do processo educativo é colocado nos alunos e nas famílias, oferecendo aos professores ferramentas de trabalho que lhes permitam recriar o seu projecto e às escolas a autonomia de que elas necessitam para gerir os seus recursos e para definirem o seu caminho em direcção ao sucesso.

Clique AQUI para conhecer o papel dos professores e dos alunos num sistema educativo livre e AQUI para compreender a importância da relação entre a escola e os pais de forma a centrar no aluno as decisões relativas ao seu projecto educativo. Veja AQUI o drama de uma mãe que sente que o seu filho é apenas mais um número escondido e silencioso do insucesso escolar...

Diário de Educação

clique para conhecer todas as novidades do sector da educação

FLE - Fórum para a Liberdade de Educação

www.FLE.pt

O FLE no Facebook

Canal FLE no Youtube

Documentos FLE

Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos

Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Modificar a sua subscrição Remover subscrição

Powered by Joobi

Sem comentários:

Enviar um comentário