quarta-feira, 1 de agosto de 2012

TRÊS LUSÓFONAS NOMEDAS PARA AGENDA DESENVOLVIMENTO PÓS 2015 - ONU


TRÊS LUSÓFONAS NOMEDAS PARA AGENDA DESENVOLVIMENTO PÓS 2015 - ONU



Emilia Pires, Graça Machel e Vanessa Corrêa nomeadas para Agenda Desenvolvimento Pós 2015

i online, com Lusa

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou as lusófonas Emília Pires, Graça Machel e Vanessa Corrêa para o grupo encarregue de preparar a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, sucessora dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Com um total de 26 elementos, o painel de Alto Nível, disse hoje Ban Ki-moon, será encabeçado pelos presidentes da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e pelo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

"Pedi ao painel de Alto Nível para preparar uma visão de Desenvolvimento ousada, ainda que prática, para apresentar no próximo ano aos Estados membros", disse o secretário-geral num evento na ONU.

As recomendações, adiantou, deverão ter "no seu núcleo o combate contra a pobreza e o desenvolvimento sustentável".

A brasileira Vanesa Petrelli Corrêa é presidente do Instituto de Pesquisa Económica Aplicada, uma fundação pública federal ligada à Presidência brasileira que produz investigação orientadora de políticas governamentais e programas de desenvolvimento no país.

A moçambicana Graça Machel, viúva do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel, e mulher do ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela, é membro da organização The Elders ("Os Anciãos"), um grupo de líderes internacionais independentes dedicado à Paz e Direitos Humanos, além de perita da ONU para o impacto dos conflitos armados nas crianças.

Ex-ministra das Finanças de Timor-Leste, Emília Pires está ligada ao "desenvolvimento, com experiência de alto nível em planeamento, gestão de finanças públicas, desenvolvimento e políticas de ajuda", refere a ONU.

O painel inclui ainda elementos como o ex-presidente alemão Horst Koehler, a rainha Rania da Jordânia, o ex-primeiro ministro japonês Naoto Kan, o comissário de Desenvolvimento da União Europeia, Andris Piebalgs e o presidente da multinacional Unilever, Paul Polman.

Os Estados Unidos estão representados por John Podesta, presidente do "think-tank" Center for American Progress e ex-chefe de gabinete do antigo Presidente Bill Clinton.

A primeira reunião do painel terá lugar no final de setembro, à margem do debate anual da Assembleia Geral da ONU, e o relatório para o secretário-geral deverá estar concluído no primeiro semestre de 2013.

*Título TLN

Sem comentários:

Sem comentários:

Enviar um comentário