|
Fernando Silveiro recebe o carinho das crianças no Rua da Praia Shopping
Crédito: BRUNO ALENCASTRO |
Estudiosos afirmam que a figura do Bom Velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximos às chaminés das casas. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal ocorreu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus; no Brasil, Papai Noel; e, em Portugal, Pai Natal.
Até o final do século XIX, Papai Noel era representado com roupa de inverno marrom ou verde-escuro. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou nova imagem para o Bom Velhinho. A roupa nas cores vermelho e branco, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper''s Weeklys naquele mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária teve grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Desde então, a figura do Bom Velhinho está associada à cor vermelha, à longa barba branca e à barriga avantajada. O Papai Noel Fernando Silveiro, 61 anos, conta detalhes dos preparativos para se tornar o Bom Velhinho que faz a alegria da criançada. A barba branquinha é tratada à base de cremes e cultivada a partir do final de janeiro. Passado o Natal, Silveiro corta a barba para que nasça revigorada. A roupa de cetim vermelho é desenhada por ele, que cuida os detalhes. "Tenho cinco peças para me caracterizar de Papai Noel e todas elas são criação minha", contou.
Silveiro faz Papai Noel há mais de 30 anos - começou em casa, para encantar a filha de 3 anos. O gosto se tornou fonte de renda. No Rua da Praia Shopping há 21 anos, nos Natais, ele ouve os desejos e pedidos mais inusitados das crianças - como o de uma menina de 4 anos que queria ganhar uma melancia. |
Sem comentários:
Enviar um comentário