terça-feira, 20 de dezembro de 2011

português no prato


Hotelaria
O sector turísticO sector turístico e a hotelaria são duas áreas de grande interação comunicativa com o cliente. São ainda âmbitos onde existe uma hipótese considerável de o cliente ser estrangeiro, o que implica uma necessidade de formação nas línguas deles.

Ora, os diferentes clientes usam várias línguas e os nossos recursos são limitados, em tempo e em energia, o que nos obriga a fazer uma seleção que deve descansar em dados objetivos. Existem dous grandes argumentos para os profissionais da Galiza optarem pelo português:

O primeiro tem a ver com a natureza do cliente. Os turistas portugueses são os estrangeiros que mais visitam a Galiza e a Espanha é, em aumento, o destino principal do turismo procedente de Portugal. Não só, a Espanha é o 4º destino mundial do turismo do Brasil, um país emergente que ocupa neste momento o sétimo lugar nas economias mundiais. Para além do mais, a cidade de Santiago de Compostela é um dos destinos preferentes do país com maior número de católicos do mundo.

O segundo argumento tem uma matriz de rendabilidade energética. Entre a(s) língua(s) que possuímos e as que queremos aprender há uma distância objetiva que temos que percorrer. Neste sentido, os galegos e as galegas temos uma vantagem competitiva no contexto espanhol a respeito da língua portuguesa: com o mesmo investimento, os resultados são muito mais satisfatórios.

Por outras palavras, um curso on-line pode prover ao aluno(a) da quase totalidade das suas necessidades comunicativas e de conhecimento sócio-cultural no âmbito da língua portuguesa.

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