Mariza cantou, encantou e surpreendeu Brasília na abertura do Ano de Portugal no Brasil
Brasília - A cantora portuguesa Mariza cantou, encantou, surpreendeu e emocionou as muitas centenas de pessoas que assistiram sexta-feira à noite ao espetáculo de abertura do Ano de Portugal no Brasil, na Praça das Fontes, na capital federal.
A só ou em duo com a brasileira Roberta Sá, que conquista espaço no cenário musical brasileiro cantando composições envolventes do samba, Mariza interpretou clássicos e temas novos do fado.
Cinco anos depois de se ter apresentado no Teatro Nacional, em Brasília, em evento que assinalou a presidência portuguesa da União Europeia, Marisa cantou, agora, em espaço aberto para um público exigente e ao mesmo tempo disponível para conhecer e acolher generosamente um gênero a que não está habituado.
Com um timbre inigualável e um jingado que nasce das raízes miscigenadas em Moçambique, Mariza deu vida ao palco em espaço aberto, num espetáculo organizado pelo comissão nacional para o Ano de Portugal no Brasil.
Intérprete de alguns dos mais conhecidos poetas da língua portuguesa, como Fernando Pessoa, David Mourão-Ferreira ou Chico Buarque, entre outros, Mariza colheu calorosos aplausos, mesmo quando o sotaque luso não possibilitava o entendimento imediato das palavras do seu belo e envolvente canto. Num gesto que desencadeou sentimentos de empatia, Marisa desceu do palco para cumprimentar público anónimo e, em vários casos, emocionado.
Da plateia de convidados em que estavam, entre outros, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, e a ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, ou das muitas centenas de brasilienses que se deslocaram à Praça das Fontes, junto à torre de Tv, para assistirem ao show, patrocinado pelo grupo EDP, Mariza recebeu fortes e emocionados aplausos, que partilhou com Roberta Sá e com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, que abriu o evento.
A apresentação - com lançamento de dois selos alusivos ao Ano Portugal-Brasil, pelos correios de Portugal e do Brasil, tendo por tema A Força da Língua Portuguesa, com imagens em aquarela de Fernando Pessoa e de Cruz e Sousa, acompanhadas por versos dos poemas Mar Português e Ser Pássaro respectivamente - marcou o início de um variado conjunto de eventos culturais e outros de caráter econômico e científico, que decorrerão no Brasil até 10 de Junho de 2013, Dia de Portugal, enquanto o Brasil levará a Portugal espetáculos, exposições e debates, visando mostrar as realizações e projetos de um país que as telenovelas raramente mostram.
Sem comentários:
Enviar um comentário