sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Faleceu João Alves das Neves


Faleceu em Portugal o jornalista e ensaísta João Alves das Neves

João Alves das Neves (foto D.R.)
João Alves das Neves deixa vasta obra sobre a literatura portuguesa e brasileira.
Da Redação
 
A informação surgiu numa nota divulgada no seu blogue Jornal Electrónico Brasil Portugal.

João Alves das Neves, 85 anos, foi jornalista, professor universitário e escritor.
Brasília - Faleceu nesta quinta-feira (12), em Portugal, o professor, ensaísta e jornalista João Alves das Neves, radicado no Brasil desde 1958.

O velório ocorrerá na capela do Pisão, sua terra natal, na região da Beira Serra, e o sepultamento em Coja, sábado, 14 de Janeiro, às 15 horas (horário de Portugal), informou a família.

João Alves das Neves deixa vasta obra sobre a literatura portuguesa e brasileira. No seu último livro, Dicionário de Autores da Beira-Serra, faz um levantamento exaustivo da vida e obra dos autores da região centro de Portugal, onde nasceu.

Natural de Arganil (1927), estudou em Lisboa, no Porto e em Paris, onde se formou na École Superior de Jornalismo.

Antes de se fixar no Brasil, trabalhou no Diário Ilustrado e na Agência France Presse e foi ainda colaborador dos jornais Primeiro de Janeiro, Diário Popular, Nova Renascença e na revista Ocidente, todos já extintos. Entre 1951 e 1954, trabalhou na rádio francesa.

No Brasil, foi redator do Estado de S. Paulo e dirigiu as publicações Portugália, revista Comunidades de Língua Portuguesa e a Gazeta do Descobrimento.

Foi também professor na Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero, em São Paulo, na Escola Superior de Jornalismo e no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa, no Porto (norte de Portugal).
 

Sem comentários:

Enviar um comentário