segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A língua portuguesa pode ser alavanca de globalização


A língua portuguesa pode ser alavanca de globalização

Quem o diz é o indiano Dipak C. Jain, reitor da escola de negócios internacional INSEAD. 


Conselho prático: procure alianças no Brasil, um dos BRIC, que fala a mesma língua


"As marcas e empresas portuguesas que possam tornar-se globais associando-se com entidades brasileiras deverão fazê-lo", refere ao Expresso Dipak C. Jain, reitor do INSEAD, a escola internacional de negócios criada em 1957 em França e que tem polos em Singapura e no Abu Dhabi.
"Dado que o Brasil está a atrair atenção global, será bom para as empresas portuguesas associarem-se com as brasileiras em iniciativas específicas e serem um parceiro nesta jornada global. Por exemplo, usando a língua portuguesa como um elemento de trabalho em conjunto", explica o professor indiano.
Moral da história: A língua tem valor de mercado internacional e pode servir de alavanca em alianças com o Brasil com vista à globalização de marcas e empresas portuguesas. O português é uma das línguas globais e o facto de o Brasil ser hoje uma das potências emergentes dos BRIC (acrónimo para Brasil, Rússia, Índia e China) pode ser útil à estratégia de projeção global dos empresários portugueses.
Além do mais, Portugal foi a primeira potência global a desenvolver uma rede internacional que tocou os espaços do mundo que hoje formam três dos quatro BRIC.


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/a-lingua-portuguesa-pode-ser-alavanca-de-globalizacao=f701906#ixzz1kvqKi5K8

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)
9:13 Domingo, 29 de janeiro de 2012


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/a-lingua-portuguesa-pode-ser-alavanca-de-globalizacao=f701906#ixzz1kvq608Ee

Sem comentários:

Enviar um comentário