terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Portugal oferece ótimas condições para estudantes brasileiros

in diálogos lusófonos

NL 23Jan2012

Portugal oferece ótimas condições para estudantes brasileiros

January 24, 2012 – 12:44 am
width=259Com o agravamento da crise financeira na Europa e a valorização do real, Portugal oferece excelentes condições para os estudantes brasileiro, tanto no que se refere aos valores das mensalidades dos diversos cursos como no que tange ao custo de vida. Uma refeição num restaurante médio pode custar entre 5 e 10 euros. Mas numa cantina universitária custa menos de 3 euros. O aluguer de um quarto pode custar entre os 150 e os 300 € mensais, encontrando-se também apartamentos por preço muito mais baixos que os do Brasil.
Os estudantes brasileiros precisam  de um visto de estudo apenas para os cursos de duração superior a 3 meses. Esse visto  está  hoje muito facilitado.
A rede universitária portuguesa é muito rica e tem um enorme número de valências, em escolas espalhadas por todo o país. De outro lado, tendo-se perdido, embora, o hábito do alojamento de estudantes em casas de família, constata-se que voltou a estar na moda alojar estudantes, equilibrando-se os orçamentos familiares com a renda assim obtida.
Mesmo para a aprendizagem de línguas estrangeiras, Portugal tem sido o pais escolhido por muitos brasileiros, considerando a qualidade dos institutos portugueses de línguas e a utilidade da língua portuguesa como língua de interface com o inglês, o francês o espanhol, o alemão ou mesmo o mandarim e o russo. Por outro lado, estando embora na ponta ocidental da Europa, para além de ter as melhores comunicações com o Brasil, com voos diários para mais de 10 destinos,  Portugal é uma plataforma de voos para toda a Europa a custos muito baixos.
Portugal é dos países europeus com maior potencial nas áreas de educação e do ensino, especialmente para os estudantes e os formandos dos países de língua portuguesa.
As universidades e os institutos portugueses oferecem milhares de cursos em todas as áreas.
Escolas especiais ensinam línguas estrangeiras, com interface da língua portuguesa, preparando os alunos para o ingresso posterior em escolas de outros países.
Miguel Reis , S.Paulo

www.lawrei.eu/mranewsletter/?p=515

Sem comentários:

Enviar um comentário