quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Luanda faz anos hoje


Luanda comemora hoje 436 anos da sua fundação

Em 1575, o capitão português Paulo Dias de Novais, ao desembarcar na Ilha do Cabo, estabeleceu o primeiro núcleo de colonos portugueses.
Da Redação, com Angop
 
Luanda - A cidade de Luanda, capital de Angola, celebra nesta quarta-feira, 25 de Janeiro, o 436º aniversário da sua fundação, em 1576.

Em 1575, o capitão português Paulo Dias de Novais, ao desembarcar na Ilha do Cabo, estabeleceu o primeiro núcleo de colonos portugueses: cerca de 700 pessoas, das quais 350 homens de armas, religiosos, mercadores e funcionários públicos.

Um ano depois (1576), reconhecendo não ser aquele lugar adequado, avançou para terra firme e fundou a vila de São Paulo da Assunção de Luanda e lançou a primeira pedra para a edificação da igreja dedicada a São Sebastião, onde se encontra hoje o Museu das Forças Armadas. 

Trinta anos mais tarde, com o aumento da população europeia e do número de edificações, a vila de São Paulo da Assunção de Luanda tomou foros de cidade, estendendo-se de São Miguel ao largo fronteiriço ao antigo Hospital Maria Pia (actual Josina Machel). 

No período da União Ibérica, em 1618 foi construída a Fortaleza de São Pedro da Barra. A cidade tornou-se no centro administrativo de Angola desde 1627. 

Em 1634 foi construída a Fortaleza de São Miguel de Luanda. A cidade foi conquistada e esteve sob o domínio da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, de 1641 a 1648, quando foi recuperada para a Coroa Portuguesa por uma expedição enviada da Capitania do Rio de Janeiro, Brasil, por Salvador Correia de Sá e Benevides. 

De 1550 a 1850, Luanda foi um importante centro do tráfico de escravos para o Brasil. Nesse período, apenas um quinto de suas importações era originária de Portugal, o restante era do Brasil. O equilíbrio na balança comercial era mantido com o intenso contrabando de escravos. 

A cidade limitava-se a funções militares, administrativas e de redistribuição. 

As indústrias eram praticamente inexistentes e a instrução pública pouco evoluída. 

Em 1847, incluindo os edifícios públicos, a cidade contava com 144 casas com primeiro andar (sobrados), 275 casas térreas e 1058 cubatas (cabanas de indígenas). 

Cidade de degredados, com cerca de cinco mil habitantes, possuía perto de cem tabernas, pelo que viajantes a qualificavam como sendo de moralidade duvidosa. 

Em 1889, o governador Brito Capelo inaugurou um aqueduto que forneceu água potável a cidade, anteriormente escassa, abrindo caminho para o grande crescimento de Luanda. 

Luanda é a maior e a mais densamente habitada cidade de Angola. Inicialmente projectada para uma população a rondar os 500 mil habitantes, é hoje uma cidade superpovoada. 

Tem uma população de aproximadamente cinco milhões de habitantes (estimativa da ONU em 2004), o que a torna a terceira maior cidade lusófona do mundo, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Desde Novembro de 2011, a província de Luanda conta com uma nova divisão político-administrativa. É constituída pelos municípios de Luanda, Belas, Cazenga, Viana, Cacuaco, Quissama e Icolo e Bengo.

A zona central da cidade de Luanda está dividida em duas partes, a Baixa de Luanda (a cidade antiga) e a Cidade Alta (a nova cidade). A Baixa de Luanda está situada próxima do porto. 

O litoral é marcado pela Baía de Luanda, formada pela protecção do litoral continental por meio da Ilha de Luanda e a Baía do Mussulo, ao sul do núcleo urbano principal, formada pela restinga do Mussulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário