quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Parabéns São Paulo: Cidade comemora 458 Anos


dialogos lusofonos diz

Parabéns São Paulo: Cidade comemora 458 Anos

 
A cidade que nunca para comemorou nesta quarta-feira o aniversário de 458 anos. Sua fundação, em 25 de janeiro de 1554, veio após a escalada de um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, pela serra do mar até o planalto de Piratininga.
Na região, eles encontraram “ares frios e temperados” e “uma terra sadia, fresca e de boas águas”, segundo eles mesmos. Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica era perfeita, pois situava-se numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú.
Foi aí que o Colégio dos Jesuítas foi fundado e, ao seu redor, começou a construção das primeiras casas do povoado. 

Quatrocentos e cinquenta e oito anos depois, São Paulo tornou-se a capital de todos os povos, todas as raças e todos os sotaques. Os problemas, como os de qualquer cidade que cresce rapidamente, são muitos. O trânsito, as enchentes e a violência ainda são os pesadelos dos que vivem aqui.
Atualmente, mais de 19 milhões vivem na capital. E cidade que não dorme é também um caldeirão que transborda cultura. Nesta quarta-feira, a programação cultural em homenagem ao aniversário será ampla.
 


__._,_.__

Sem comentários:

Enviar um comentário