Mais de 250 mil visitaram a Feira do Livro do Porto
Por Agência Lusa, publicado em 17 Jun 2012 - 23:41 | Actualizado há 9 horas 33 minutos
O diretor da 82.ª Feira do Livro do Porto, Avelino Soares, estimou hoje a presença de “mais de 250 mil visitantes” ao longo dos 18 dias do certame.
“Os visitantes acorreram em massa à feira. Estimamos que tenham por aqui passado mais de 250 mil pessoas”, afirmou à Lusa.
O responsável referiu também que “as vendas dos editores e livreiros são similares às registadas no ano passado”, considerando este dado “bastante positivo face à atual crise” que o país atravessa.
Já “os grandes grupos presentes (Leya e Porto Editora) dizem que, comparativamente ao ano anterior, as vendas aumentaram”, acrescentou.
Para Avelino Soares, a feira que hoje termina foi “muito positiva” e “superou as expectativas”, porque “perante a crise havia algum pessimismo”.
O facto de a leitura "não estar morta" e de o livro ser considerado “como um bem essencial”, assim como a própria localização do evento, foram alguns fatores que contribuiram para o "sucesso" do certame.
“Há mais leitores, o livro é um bem essencial e torna-se um produto barato”, disse, considerando ainda que a avenida dos Aliados é “o local ideal” para a feira do Porto.
“Há uma nova dinâmica na baixa da cidade, muito diferente do que se passava há uns anos e, na minha opinião, contribuiu para a massiva participação”, sustentou.
Quanto ao local da cidade que acolherá o certame no próximo ano, Avelino Soares disse que, pessoalmente, prefere “os Aliados à Boavista”, mas ainda nada está formalizado.
Aquando da inauguração, a 31 de maio, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou pretender que a Feira do Livro se mantenha pelo menos por mais um ano nos Aliados, ainda que a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) ainda não tenha decidido pelo prolongamento do protocolo.
Em 2009 foi assinado um protocolo de quatro anos com a APEL que termina este ano, mas Rio quer ver os Aliados a receber o certame pelo menos até que surja um novo autarca em 2014.
Esta 82.ª edição da Feira do Livro do Porto contou com 117 pavilhões, cerca de 80 editores diretos e mais de 250 chancelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário