sexta-feira, 22 de junho de 2012

MALACA E CABO VERDE

Boxbe Povos Cruzados (dikorsang@dikorsang.org) is not on your Guest List | Approve sender | Approve domain



Protocolo de Cooperação entre a Cidade Velha – Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e a Associação Cultural Coração em Malaca (ONGD Korsang di Melaka)
Caros Associados e Estimados Amigos, foi firmado em sessão solene no dia 31 de Janeiro / dia do Município, na Cidade Velha, Cabo Verde onde estivemos presentes,o “Protocolo de Cooperação” que visa a difusão cultural entre ambas as Cidades nomeadas pela UNESCO património mundial.
Foi um momento de grande emoção e entusiasmo para todos os presentes, que provocou várias intervenções de instituições e entidades presentes no evento.
A comunicação social fez desta noticia um marco de convergência entre os crioulos e aproximação das duas cidades com um papel de destaque na construção do mundo globalizado de hoje
Este protocolo levou até Cabo Verde uma exposição de fotos de Malaca. De seguida vai passar em Malaca uma exposição de Cabo Verdeem slide show da Ana Telhada
Deixamos a transcrição de uma das noticias publicadas na comunicação social,de grande interesse e curiosidade.
Com amizade um abraço fraterno
Luisa Timóteo
Presidente
 
Português antigo" de Malaca e "Crioulo" cabo-verdiano são "irmãos"
31 de Janeiro de 2012, 20:38
Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, 31 jan (Lusa) - O "português antigo" ainda falado em Malaca, antiga possessão portuguesa situada na atual Malásia, e o "crioulo" de Cabo Verde são "línguas irmãs", disse hoje à Agência Lusa o secretário-geral da UCCLA.
Miguel Anacoreta Correia realçou a curiosidade no final da assinatura de um protocolo de cooperação entre a organização não governamental portuguesa Associação Cultural Coração em Malaca e a Ribeira Grande de Santiago, para aprofundar os laços entre dois povos que têm o Crioulo em comum.
O responsável da UCCLA contou mesmo um episódio em que ficou ilustrada a "necessidade" que os cerca de 3000 descendentes de portugueses que vivem em Malaca dizem querer manter: falar português.
"Quando uma delegação da UCCLA visitou Malaca, alguns de nós entenderam-se perfeitamente a falar crioulo com responsáveis locais", contou Anacoreta Correia.
O "português antigo" é o também conhecido por "papiá" ou "papiá criston", termos idênticos ao utilizado no crioulo de Cabo Verde.
O protocolo entre a associação portuguesa, também conhecida por "Korsang Di Melaka", com sede em Torres Vedras, Portugal, e a Ribeira Grande de Santiago, acaba por "surgir naturalmente", disse à Agência Lusa o presidente da edilidade cabo-verdiana, Manuel de Pina.
Tanto Malaca como a Ribeira Grande de Santiago foram elevadas pela UNESCO ao estatuto de Património Mundial, lembrou.
O protocolo foi rubricado hoje no Convento de São Francisco, na Ribeira Grande de Santiago, por Manuel de Pina e por José Sabugo, em representação da presidente da associação, Maria Luísa Timóteo, e abarca áreas como Cultura, Educação, Formação, Saúde, Desporto, Cidadania, Ambiente e Património.
A 25 deste mês, a Cidade Velha já tinha sido palco de uma exposição de diapositivos ("slide show") sobre Malaca, apresentado pela "Korsang di Melaka".
A projeção de fotografias na primeira urbe construída pelos europeus (portugueses) nos trópicos - descoberta em 1460 e cujo povoamento começou dois anos mais tarde - teve como pano de fundo as semelhanças culturais ligadas à herança da presença portuguesa em vários pontos do mundo.
Malaca, conquistada no século XVI pelo vice-rei da Índia, Afonso de Albuquerque, foi uma possessão portuguesa entre 1512 e 1641, que ali deixou importantes restos monumentais. Situada na Malásia, Malaca fala uma língua que muito se aproxima do Crioulo cabo-verdiano, o chamado "papiá criston".
A "afinidade linguística" das duas comunidades vai permitir, disse à Lusa o assessor de comunicação da Ribeira Grande de Santiago, "explorar programas culturais conjuntos".
"É neste quadro que se perspetivam as relações futuras com Malaca e o protocolo com a 'Korsang di Melaka'", reiterou.
JSD.
Lusa/Fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário