ANGOLA
Embaixada de Angola em Lisboa promove lançamento do Livro sobre "Processo dos 50"
O "Processo dos Cinquenta" designa as detenções em massa efectuadas pela PIDE, a polícia política portuguesa, em Luanda, entre Março e Junho de 1959.
Lisboa - A embaixada de Angola em Portugal promove, quarta-feira (6), em Lisboa, o lançamento do livro dedicado ao "Processo dos Cinquenta", no quadro das festividades do Dia de África, assinalado a 25 de Maio.
O lançamento do trabalho, intitulado "Processo dos Cinquenta: Tempo e Memória (1940-1962)", da autoria do historiador Fernando Correia, decorrerá na Fundação Cidade de Lisboa, na capital portuguesa.
Segundo Alberto Oliveira Pinto, que prefaciou a obra, o "Processo dos Cinquenta designa as detenções em massa efectuadas pela PIDE em Luanda, entre Março e Junho de 1959, de patriotas angolanos residentes em Angola, acusados de apoiar as reivindicações dos angolanos pela autodeterminação e pela independência".
Alberto Pinto, doutorado em história de África pela Universidade de Lisboa, escreve que "os detidos seriam repartidos por quatro processos judiciais que se arrastariam até meados da década de 1960, consistindo a condenação da maioria na deportação para o Campo de Concentração do Tarrafal, na Ilha de Santiago (Cabo-Verde)".
"A atitude dos raros advogados que se atreveram a defendê-los foi um acto inequívoco de coragem e alguns, a par dos seus constituintes, são hoje alcandorados pela memória colectiva angolana à categoria de heróis", disse, adiantando que o "Processo foi decisivo para a insurreição do 4 de Fevereiro de 1961 e o consequente desencadear da luta pela Independência de Angola". As informações são da Angop.
Sem comentários:
Enviar um comentário