terça-feira, 12 de junho de 2012

Ministros da Educação


Ministros da Educação da CPLP estão reunidos em Luanda

Ministros vão propor o reforço da mobilidade de investigadores na comunidade além do reconhecimento dos graus académicos.
Luanda - Os ministros do Ensino Superior e Ciência e Tecnologia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem hoje e terça-feira (12), em Luanda, para, entre outras questões, analisarem o fortalecimento da cultura de inovação tecnológica e melhoria dos mecanismos de avaliação e   financiamento, noticia o Jornal de Angola.
Este quinto encontro ministerial tem como objectivo engajar os Estados-membros relativamente às recomendações saídas das últimas reuniões realizadas pelos responsáveis do sector, os titulares da pasta ou os seus representantes.
Durante dois dias, os ministros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste vão reforçar a cooperação no domínio da avaliação independente de instituições e cursos de ensino superior no espaço da CPLP, para a promoção e consequente aumento da qualidade da formação oferecida e reconhecimento mútuo e internacional.
Outro assunto a ser debatido tem a ver com a cooperação entre as instituições responsáveis pela avaliação e acreditação de cursos e instituições de ensino superior e pelo reconhecimento de diplomas em cada país da comunidade.
A organização da reunião sublinha que o encontro vai ser, também, uma oportunidade para os ministros analisarem a participação dos Estados-membros no centro de excelência em ciências básicas de nível 2 para a formação avançada de cientistas de países de língua portuguesa, recentemente criado sob os auspícios da Unesco.
Com estes trabalhos, os intervenientes esperam criar parcerias no intuito de estreitar relações para o reconhecimento e troca de informações relativas às políticas de ciência e tecnologia e inovação dos países da comunidade.
Os organizadores pretendem, com o encontro, incentivar a cooperação entre as instituições responsáveis pela criação, avaliação e reconhecimento de graus académicos no espaço da CPLP  e o reforço da mobilidade de investigadores, docentes e estudantes dos Estados-membros. As informações são do Jornal de Angola.

Sem comentários:

Enviar um comentário