terça-feira, 17 de julho de 2012

biblioteca nacional brasil - várias



Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link.


Boletim nº244
16 de Julho de 2012

DESTAQUE
FBN lança edital para publicação de autores brasileiros nos países de língua portuguesa
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) publicou no último dia 9/7 edital para apoiar a publicação de autores brasileiros na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Cada projeto selecionado poderá receber até US$ 6 mil para custear despesas relacionadas à edição ou à promoção da obra. O edital contempla tanto a edição de novos livros como a reedição de títulos, nas áreas de ficção e humanidades, desde que já lançadas no Brasil. Para mais informações, acesse aqui o edital.
DEPÓSITO LEGAL
Biblioteca Nacional amplia acervo de literatura de cordel
Com o objetivo de coletar mais exemplares de literatura de cordel para o acervo da Biblioteca Nacional, Daniele Del Giudice, chefe da Divisão de Depósito Legal da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), participou, entre os dias 9 e 13/7, da 16ª Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). Ao longo da semana, Daniele participou de diversos eventos e trouxe na bagagem coleções completas de autores da Sociedade dos Poetas de Barbalha, da Academia dos Cordelistas do Crato e do Cariri, entre outros. Aqui você pode conferir a participação de Daniele no programa de Ademar de Moraes, na Rádio Cetama.
POLÍTICA CULTURAL
Prorrogada inscrição para Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura
O Ministério da Cultura (MinC) prorrogou até o dia 8/8 o cadastramento de pessoas interessadas em votar e serem votadas nas próximas eleições do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, do Conselho Nacional de Política Cultural. Entre outras funções, o Conselho é responsável por acompanhar a execução do Plano Nacional de Cultura (PNC) e orientar os investimentos do Fundo Nacional de Cultura. Já o Colegiado discute as políticas públicas setoriais. O eleitor deve ter idade mínima de 18 anos, preencher o formulário disponibilizado no site do MinC e apresentar cópia digitalizada dos documentos exigidos. Os interessados podem acessar na internet o formulário através do link http://www.cultura.gov.br/setoriais/.
INTERNACIONAL
Centro Internacional do Livro debate apoio à tradução no Nordeste
O coordenador do Programa de Apoio à Tradução, Fábio Lima, vai falar em nome do Centro Internacional do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), na conferência Perspectivas para a Internacionalização da Literatura Baiana, realizada pela Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado da Bahia, com apoio do Instituto Goethe, no próximo dia 30/7 em Salvador. Fábio apresentará os novos programas implantados a partir de 2012. O evento terá, ainda, a participação da agente literária alemã, Nicole Witts, especializada na difusão da literatura brasileira.
APOIO À CRIAÇÃO
Escritora fala sobre importância das bolsas de criação e circulação literária
A escritora paraense Conceição Campos – finalista do Prêmio Jabuti com o livro A Letra Brasileira de Paulo César Pinheiro – dá um bom depoimento sobre as bolsas de criação e circulação, cujo edital encontra-se aberto na Fundação Biblioteca Nacional e Funarte. Contemplada com uma em 2010 (com À Luz do Candeeiro, reunião de contos de assombração sobre a região do Salgado, no interior do Pará), ela testemunha sobre sua importância para os autores que estão começando. “Com o apoio da bolsa, pude desenvolver viagens, pesquisas e entrevistas para produzir a obra”. Trata-se, diz ela, de uma iniciativa única no Brasil pois valoriza a criação antes do produto final e permite que o autor possa se dedicar integralmente ao trabalho de escrever”. “Tive total liberdade para criar e isso é raro hoje em dia”, elogiou. As inscrições para concorrer às bolsas vão até 2/8. Mais informações podem ser obtidas aqui.
AGENDA CULTURAL
Livreiro Alberto Abreu é homenageado em debate na Biblioteca Nacional
O veterano livreiro carioca Alberto de Abreu Mathias será o expositor e o homenageado do VI Encontro do projeto Os livros e a vida literária no Rio de Janeiro, que acontece hoje, segunda-feira, dia 16/7, das 17h30 às 19h30, no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional (Rua México, s/nº, Centro, Rio de Janeiro). A mesa do debate Histórias de um Livreiro de Letras terá a participação de Aníbal Bragança, coordenador-geral de do Centro Pesquisa e Editoração da Biblioteca Nacional, e contará ainda com as presenças de Milena Duchiade (Livraria Leonardo Da Vinci) e Margarete Cardoso (Livraria Rio Antigo). De seus 90 anos de idade, 74 foram dedicados ao comércio de livros – ofício que continua exercendo à frente da Livraria Padrão, fundada por ele em 1973. Entre seus clientes ilustres estão Graciliano Ramos, Cecília Meireles, Antonio Houaiss, Paulo Rónai e Otto Maria Carpeaux. A entrada é franca.
Crianças do Alemão visitam Biblioteca Nacional e se emocionam
Um grupo de crianças e jovens do Complexo do Alemão, atendidos pela ONG Ler é Dez, Leia na Favela, aproveitaram, na semana passada, o lançamento do livro Geração Subzero (Record) para realizar o sonho de visitar a Biblioteca Nacional. Depois, fizeram uma leitura de trechos da obra, organizada pelo crítico literário Felipe Pena, com textos de 20 escritores da geração internet, como Delfin, Thalita Rebouças e Eric Novello. Os direitos autorais serão revertidos para projetos de leitura da ONG. Leia mais sobre o evento aqui.
Mostra sobre preservação de obras raras é prorrogada
Foi prorrogado até o dia 31/8 a mostra Preservação e Escolhas de Sofia: Dilemas Entre aVida e a Morte Física de Livros Raros, aberta para visitação no salão de Obras Raras da Biblioteca Nacional. Composta por 20 itens da Divisão de Obras Raras e da Coordenação de Preservação da Biblioteca Nacional, a mostra documenta todo o processo de seleção, restauro, conservação, guarda e manuseio de obras raras. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no prédio sede da Biblioteca Nacional, na Avenida Rio Branco 219, 3º andar. A entrada é franca.
PROLER
Clube da Leitura na Terça Cultural
A Casa da Leitura, onde funciona a sede do Proler, da Fundação Biblioteca Nacional, convida para o novo encontro do projeto Terças Culturais. Nesta terça (17/7), o Coletivo Clube da Leitura  é o convidado. O grupo já realizou 125 encontros que geraram cerca de 500 contos escritos e lidos. A proposta é estimular seus autores a escrever, quinzenalmente, novos textos do gênero. Recentemente, eles lançaram o Clube da Leitura - Volume II, que reúne parte da produção dos integrantes do movimento em 23 contos ilustrados por cinco artistas. Vários dos participantes do grupo hoje são editores, lançaram livros individuais, ministram oficinas e trabalham roteiros para TV e teatro. O bate-papo começa às 18h30 na rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras, Rio de Janeiro. A entrada é franca.
POR DENTRO DA BN
O "anjo da guarda" da Biblioteca Real
O bibliotecário Luís Joaquim dos Santos Marrocos nasceu em 17/7/1781. Em 1808, ele foi o responsável por trazer para o Brasil 60 mil livros da Biblioteca Real na época da vinda da família real portuguesa. Por aqui, casou-se com Anna Maria de São Thiago Souza e teve três filhos. Nunca deixou de se corresponder com seus parentes – o que originou uma série de cartas que relatam importantes aspectos da vida carioca no século XIX. Em 1822, apoiou a Independência, que incluiu nos seus termos a compra de parte do atual acervo da Biblioteca Nacional. Graças ao seu esforço e dedicação, a Biblioteca Nacional conta hoje com obras raríssimas como a Bíblia de Mogúncia e um livro de horas de 1378 (foto). Trechos das cartas escritas por Marrocos para sua família entre 1811 e 1821 podem ser lidas Memórias e cotidiano do Rio de Janeiro no tempo do rei.

Rio Cidade Paisagem
Espaço Cultural Eliseu Visconti - Rua México, S/Nº, Centro - Terça a Sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.Preservação e escolhas de Sofia: dilemas entre a vida e a morte física de livros raros
Segunda a sexta, das 10h às 17h, no salão de Obras Raras - 3o andar
Fotonovelas na Biblioteca Nacional
Segunda a sexta, 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Entrada franca.

FOLHA DE S. PAULO - SP | ILUSTRADA
MADE IN BRAZIL 1 e 2
Rio do Sul
Fundação Cultural FLIT
Plano Nacional do Livro e da Leitura é discutido no Tocantins Textos impecáveis
FBN e Funarte oferecem 30 bolsas de criação e 20 de circulação, voltadas para a literatura Governo do Estado de Paraná
BN lança editais de Criação e Circulação Literária Concursos Literários
Notícia - FBN expande programa de tradução e internacionalização de livros Apaixonada por Livros
Em ação conjunta, FBN e Funarte oferecem 30 bolsas de criação e 20 de circulação, voltadas para a literatura. Cultura e Mercado
FBN abre inscrições para curso de preservação de acervos bibliográficos História do Cinema Brasileiro
Inscrições abertas para curso de preservação na FBN Portal Benício
Plano Nacional do Livro e da Leitura é discutido no Tocantins Estado de Mato Grosso do Sul
II Reunião Ordinária do Consed Secretaria de Educação - TO
Brasileiro lê em média 4 livros por ano, revela presidente da Biblioteca Nacional Conexão Tocantins
Governador Siqueira Campos abre Seminário Nacional sobre o PNLL Lia Mara O governador Siqueira Campos participou da cerimônia de abertura do 1º Seminário Nacional dobre o Plano Nacional de Livros e Leitura (PNLL). O evento Governo de Tocantins
Kátia Rocha participa em Palmas da abertura de Seminário Nacional do Livro e Leitura Maringá - O Portal da Cidade
Bibliotecas municipais recebem mais de 2.500 livros para acervo DIHITT
Fundação Biblioteca Nacional e Funarte lançam bolsas de literatura. UFMT
Funarte lança edital de bolsas para literatura Centro de Multimeios da SEME/PMRB
Mais Livros! Gospel Music
Que a música é protegida pela Lei de Direitos Autorais mesmo sem ter sido registrada pelo autor Farrapo
Ponto é contemplado com livros da Biblioteca Nacional Estadão
Narrativa em falsos dilemas O Globo
Livreiro carioca é homenageado nesta segunda na Biblioteca Nacional Jornal Dia Dia
Fundação Biblioteca Nacional promove encontro de abertura do Projeto Agentes de Leitura Lanchinho da Meia Noite
Tarde literária nos jardins da Biblioteca Nacional VGNEWS
Funarte lança edital de bolsas para literatura Rádio Estribo
Abertas inscrições para editais de criação e circulação literária Cruzeiro do Sul
Gabinete de Leitura recebe 1º remessa de livros da Biblioteca Nacional Diário de Pernambuco
Governo lança na Flip programas para internacionalizar literatura brasileira Jornal do Comércio
Governo lança na Flip programas para internacionalizar literatura brasileira Valber Lúcio
MinC e FBN anunciaram o lançamento de programas para a difusão internacional do livro brasileiro Espaço Escolar
Governo lança na Flip programas para internacionalizar literatura brasileira Diário do Vale
Público lota tendas da Flipzona e Flipinha CBN
Biblioteca Nacional apresenta balanço de programa de bolsas de tradução de autores brasileiros no exterior Em Prosa e Verso
MinC e FBN detalham novos investimentos
ABPN
Prazo de inscrições para as Bolsas de Criação e Circulação Literária vai até 02 de agosto Revista Fator
Fundação Biblioteca Nacional anuncia na Flip novos investimentos para internacionalizar livro brasileiro PODLER
FBN ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA INTERNACIONALIZAR LIVRO BRASILEIRO BYTESTES&TYPES
Fundação Biblioteca Nacional anuncia na Flip novos investimentos para internacionalizar livro brasileiro Diário do Vale
Público lota tendas da Flipzona e Flipinha CORREIO DA BAHIA
Aberta seleção de obras de autores brasileiros para publicação em países de língua portuguesa Mundo Positivo
Fundação Biblioteca Nacional seleciona obras de autores brasileiros Correio Braziliense
Obras de brasileiros serão publicadas em países de língua portuguesa
ESPBR
Biblioteca colorada recebe livros da Fundação Biblioteca Nacional João Bosquo
Aberta seleção de obras de autores brasileiros para publicação em países de língua portuguesa Portal Sete
Fundação Biblioteca Nacional lança edital para apoio à publicação de livros brasileiros na CPLP Só Notícias
Secretários avaliam nesta 5ª impacto do piso dos professores nos estados Palanque Capital
Fundação Biblioteca Nacional seleciona obras de autores brasileiros Mundo Lusiada
Fundação Biblioteca Nacional lança edital para publicação de obras brasileiras na CPLP Futebol Futebol
Internacional: Biblioteca colorada recebe livros da Fundação Biblioteca Nacional Araucária
BIPA recebe 1030 livros da Fundação Biblioteca Nacional Jornal Perspectiva
Fundação Biblioteca Nacional apoia publicações de autores brasileiros Dicas Literárias
Fundação Biblioteca Nacional expande programa de tradução e internacionalização de livros Agregário
Fundação Biblioteca Nacional lança edital para apoio à publicidade de livros brasileiros na CPLP ABIGRAF
FBN lança edital para apoio à publicação de livros brasileiros na CPLP Jornal do Brasil
Escritores lançam produção coletiva na Biblioteca Nacional O Correio do Povo
Um reforço no acervo Biblioteca Pública Rui Barbosa IBahia
Conferência avalia literatura baiana no cenário internacional De Olho na CI
Curso de Preservação de Acervos na BN Publishnews
História de um livreiro
Bem Paraná
Biblioteca recebe 1030 livros Prefeitura de Londrina
Bibliotecas recebem quase 6 mil livros do Ministério da Cultura Rádio Cetama
Obras de autores barbalhenses farão parte do acervo da Biblioteca Nacional Apogeu do Abismo
Como foi o evento de lançamento do livro "Geração Subzero". Blog Beth Baltar
Curso de Preservação de Acervos na BN Tribuna da Bahia
Encontro avalia o posicionamento da literatura baiana no cenário internaciona Surgiu
Governador Siqueira Campos abre Seminário Nacional sobre o PNLL Roberta Tum
Governador abre Seminário sobre PNLL e destaca necessidade de contribuir com processo de discussão da educação no país O Girassol
Siqueira abre Seminário Nacional sobre o PNLL Faxaju
Roda de Leitura debate Ronaldson Sousa

Dia Nacional do Escritor Angra dos Reis (RJ)
24 e 25/7Teatro no palco - Indaiabira (MG)
20/7
I Feira Oficial de Livros de Nordestina
16 a 20/073ª Feira do Livro de Marau
16 e 17/07 
Para mais informações, acesse o site do Circuito Nacional de Feiras







Sem comentários:

Enviar um comentário