no Expresso Online
…12 regras para ganhar tempo de vida para ter conversas inúteis apenas com
os amigos e para trabalhar:
1. As pessoas só se devem encontrar à volta de uma mesa para trabalhar se
isso for indispensável. Caso isso seja dispensável, apenas devem garantir o
mínimo de encontros para que se estabeleçam relações de proximidade e se
impeçam excesso de conversas informais para resolver problemas que exigem
alguma formalidade.
2. Todas os assuntos que se possam resolver por telefone, mail ou skype
devem ser tratados sem qualquer reunião.
3. As reuniões devem começar à hora marcada, com quem estiver, incluindo
quando quem a deve dirigir se atrasa.
4. Nenhuma intervenção deve exceder os cinco minutos.
5. Qualquer interveniente que comece por dizer "vou ser breve" ou "posso
dar só uma achega?" deve ser imediatamente interrompido e perder a sua vez.
Vai seguramente demorar uma eternidade.
6. Qualquer intervenção redundante deve ser interrompida.
7. Qualquer intervenção sem conteúdo concreto deve ser interrompida.
8. Reuniões sem ordem de trabalhos devem ser banidas.
9. Quem fale de qualquer assunto que esteja fora do ponto da ordem de
trabalhos deve ser imediatamente interrompido.
10. Quem não tenha notas à sua frente, que garantam que sabe o que vai
dizer e não vai perder tempo a improvisar, deve ser impedido de falar.
11. Quem vá para uma reunião sem propostas concretas deve ser impedido de
intervir nas reuniões seguintes e quem dirige uma reunião sem a ter
preparado antes deve ser despromovido para a função de servir os cafés.
12. Almoços ou jantares de trabalho devem ser banidos.
A verdade é esta: a esmagadora maioria das pessoas não sabe reunir. Enão
sabe reunir porque não sabe falar. E quem não sabe falar não sabe estruturar
uma ideia.
…12 regras para ganhar tempo de vida para ter conversas inúteis apenas com
os amigos e para trabalhar:
1. As pessoas só se devem encontrar à volta de uma mesa para trabalhar se
isso for indispensável. Caso isso seja dispensável, apenas devem garantir o
mínimo de encontros para que se estabeleçam relações de proximidade e se
impeçam excesso de conversas informais para resolver problemas que exigem
alguma formalidade.
2. Todas os assuntos que se possam resolver por telefone, mail ou skype
devem ser tratados sem qualquer reunião.
3. As reuniões devem começar à hora marcada, com quem estiver, incluindo
quando quem a deve dirigir se atrasa.
4. Nenhuma intervenção deve exceder os cinco minutos.
5. Qualquer interveniente que comece por dizer "vou ser breve" ou "posso
dar só uma achega?" deve ser imediatamente interrompido e perder a sua vez.
Vai seguramente demorar uma eternidade.
6. Qualquer intervenção redundante deve ser interrompida.
7. Qualquer intervenção sem conteúdo concreto deve ser interrompida.
8. Reuniões sem ordem de trabalhos devem ser banidas.
9. Quem fale de qualquer assunto que esteja fora do ponto da ordem de
trabalhos deve ser imediatamente interrompido.
10. Quem não tenha notas à sua frente, que garantam que sabe o que vai
dizer e não vai perder tempo a improvisar, deve ser impedido de falar.
11. Quem vá para uma reunião sem propostas concretas deve ser impedido de
intervir nas reuniões seguintes e quem dirige uma reunião sem a ter
preparado antes deve ser despromovido para a função de servir os cafés.
12. Almoços ou jantares de trabalho devem ser banidos.
A verdade é esta: a esmagadora maioria das pessoas não sabe reunir. Enão
sabe reunir porque não sabe falar. E quem não sabe falar não sabe estruturar
uma ideia.
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