terça-feira, 10 de julho de 2012

falar micaelense, sotaques açorianos


no meu livro chrónicaçores 2º volume o primeiro texto é escrito com uso e abuso de açorianismos escritos derivados das falas dialetais de todas as ilhas , o crisótvao de aguiar que esteve no 11 e 12º colóquios usa muito nas  obras dele, vasco pereira da costa usa alguns na prosa (estará em ourense), o álamo oliveira (que vai a ourense) também...ver nos cadernos açorianos excertos dos autores açorianos




  • mê filhe ê nã t'entendo...
    Mê rico português
    07-Out-2008

    “Ó filha, vai apesteres buscar as daipas pró teu mano. Eu dou-te um candim!”

    Não, não se trata de má tradução, dislexia ou mania de estrangeirismos. São açorianismos, termos próprios da região dos Açores, que não fazem parte do português-padrão. As palavras destacadas espelham, claro está, a forte emigração açoriana para os EUA e a consequente osmose linguística.
    Depois da adaptação morfológica e fonética à nossa língua, upstairs (piso superior da casa) converteu-se em apesteres, diapers (fraldas) em daipas e candy (rebuçado) em candim. Na mesma lógica, sweater (camisola) deu lugar a suera e overalls (jardineiras) a alvarozes. Delicioso.

    In “Cuidado com a Língua”, ROCHA, Maria Regina de Matos e COSTA, José Mário

    Bem menos fidedigno (e a não usar!) é o dicionário de açoriano-português que circula via e-mali aqui em baixo. Em todo o caso, aqui fica o apontamento fonético:

    “Can't - Significa que não está frio. Ex: O café está can't.
    Can - Usado por quem sofre de amnésia. Ex: Can sou eu?
    To see - Onomatopeia que representa tosse. Ex: Eu nunca to see tanto na vida.
    Cream - Significa roubar, matar Ex: Ele cometeu um cream.
    Dark - Significa generosidade, dar. Ex: É melhor dark receber.
    Date - Vocábulo usado para mandar deitar. Ex: Date-se aí!
    Day - Vocábulo usado para dar. Ex: Day-lhe um presente.
    Ice- Expressão de desejo. Ex: Ice se ela me beijasse!
    Lay- Norma a ser seguida . Ex: Roubar é contra a lay.
    May go - Pessoa dócil, afável. Ex: Ele é muito may go.
    Monday - Vocábulo usado para ordenar. Ex: Ontem monday lavar o carro.
    Must go - Significa mastigar. E: Ele colocou a pastilha na boca e must go.
    New - Sem roupa . Ex: ele saiu new de casa.
    Part - Lugar para onde mandamos as pessoas. Exemplo: Vá para o raio que o part!
    Packer - Prefixo que indica bastante. Exemplo: Eu gosto dela packer-amba!
    Paint - Artefacto para pentear o cabelo. Ex: Me empresta o paint.
    River - Pior que feio. Ex: Ele é o river.
    Sad - Quando se precisa de água. Ex: No deserto as pessoas sentem sad.
    Show - Verbo que indica afirmação. Ex: Eu show eu!
    Vain - Do verbo vir. Ex: Eles vain hoje?
    Year - Deixar, partir. Ex: Ele teve que year?”

    ROC ORIENTE
    12 minutes ago · 



Sem comentários:

Enviar um comentário