terça-feira, 3 de julho de 2012

boletim FLE


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Na maioria dos países da OCDE as metas de aprendizagem estão a marcar uma nova atitude no ensino, determinando objectivos claros em termos do conhecimento, da aquisição de competências/domínios e de atitudes/valores. Ao professor já não basta "dar o programa" é preciso ser eficaz na forma como ensina.

A elaboração de boas metas exige grande perícia e uma precisão no estabelecimento dos objectivos concretos da aprendizagem, sendo ainda fundamental a aplicação e a integração dos conhecimentos adquiridos. A sua eficácia depende de uma linguagem bastante clara e activa tal como sugere a Bloomstax. Esta técnica, quando não põe em causa a autonomia dos professores, impede que o ensino seja reduzido ao mero cumprimento de uma lista de simples objectivos. Quando correctamente implementada, é um excelente instrumento de apoio aos professores, de medição da sua qualidade e eficácia e da qual pode resultar um sistema mais transparente de prestação de contas. É assim que em muitos países Europeus as metas Nacionais são assumidas como objectivos mínimos, que são depois adaptados por cada e para cada escola à sua população e ao seu projecto pedagógico e educativo, porque é do cumprimento das metas contratualizadas que depende o financiamento público da escola e a avaliação dos professores.

Esta fixação de metas na aprendizagem, poderá ser um instrumento precioso para que Portugal se junte ao crescente número de Países que abandonam os programas escolares rígidos e se junte àqueles que conferem autonomia pedagógica às escolas, fomentando os planos individuais de aprendizagem que são orientados para a concretização das metas pré-definidas. Será necessária coragem para cumprir este desiderato, apoiando escolas onde os alunos progridem mais e aprendem melhor por serem capazes de se adaptar às suas características específicas. Mas no final, ficam criadas as condições para que os pais escolham a escola que melhor se adapta ao perfil e às necessidades dos seus filhos...

Acompanharemos o período de discussão pública mas recomendamos que leia o site "My Child's Learning" preparado para os pais de Alberta onde pode encontrar as metas de aprendizagem e o artigo "Curriculum Specification in Seven Countries" da INCA que lhe permitem conhecer o modelo Anglo-Saxónico que o Governo Português diz ter seguido, mas que funciona com base na autonomia pedagógica e curricular ainda inexistente em Portugal. Em "Learning Outcomes in Several Countries" pode encontrar os mapas com as metas assumidas em vários países, bem elucidativos sobre a precisão de cada um dos objectivos e da ausência de hierarquização de metas em sistemas com autonomia curricular e pedagógica.

Para conhecer o que está em Discussão Pública em Portugal até ao próximo dia 23 de Julho consulte AQUI o portal do Governo.


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