quinta-feira, 16 de agosto de 2012

4 poemas timorenses


eu tinha uma floresta o perfume do sândalo a...
Antom Laia Lopez16 August 08:42
eu tinha uma floresta

o perfume do sândalo
a paz da csuarina
a flor do cafeeiro
a altura dos coqueiros
a cor da bananeira
o estilo dos bambus
os laços do cipós
o riso dos macacos
o salto dos veados
o canto dos loricos.
As florestas serviam
para todos brincarmos.

fernando sylan...poeta de Timor.

AMANHECER É pelo amanhecer Quando o mano...
Daniel Braga15 August 23:30
AMANHECER

É pelo amanhecer
Quando o mano kokorek canta
A vida do nosso ser
Ao mundo, encanta

Aqui o silencio é ouro
O horizonte um diamante
Timor meu grande tesouro
Timor meu grande amante

Carlos Batista (Mau Dick)
(poeta timorense)
Dentro das tuas botas de borracha fizeram teus...
Daniel Braga15 August 22:56
Dentro das tuas botas de borracha
fizeram teus pés calo e ferida,
mas também desenharam o mapa da tua terra Timor
e sentiram o formigueiro que precede o combate.

Não importa por isso se às vezes quiseste que as botas
tivessem asas, quando o coração disparava
e rezavas alto para que as munições continuassem
a assobiar-te aos ouvidos
em vez de te perfurarem o corpo magro.

E agora quando descansas oculto no matagal sorris
pensando que um dia irás oferecer as botas
a um museu.

Afonso Busa Metan (poeta timorense)
SOU UMA GOTA NO OCEANO! Sou uma gota no oceano...
Daniel Braga15 August 23:38
SOU UMA GOTA NO OCEANO!

Sou uma gota no oceano
Sinto-me como tal
Mas tenho muito amor palaciano
Que cultivo no meu quintal

Sou uma andorinha na primavera
Sinto-me como tal
E como uma quimera
Alimento uma chama infernal

Tenho sangue de Maubere
Que muitos acham anormal
A mim ninguém me fere
Estou vacinado contra todo o viral

Sinto-me um pouco anão
No meio de gigantes
Mas tenho um coração
Com amor para toda as gentes

Neste dia histórico e singular
Onde uma juventude tão briosa
Mostrou ao mundo como se deve amar
Uma pátria tão airosa

Sinto-me ainda mais minúsculo
Mas com um fervor de acentuar
Estou criando um músculo
Com muita forca para amar

Mau Dick (Carlos Batista)


Original post

Sem comentários:

Enviar um comentário