segunda-feira, 20 de agosto de 2012

timor lorosae diário 20 agosto 2012


TIMOR LOROSAE NAÇÃO - diário


Posted: 19 Aug 2012 05:10 AM PDT



Beatriz Gamboa*

O Timor Lorosae Nação é um blogue produzido pela Fábrica dos Blogues que o reativou com o propósito de fazer as devidas abordagens alternativas incluindo informação e opinião da media convencional e controlada pelos interesses dúbios dos governos, partidos políticos e dos grupos económicos assim como dos seus contestatários, apostados em proporcionar informação e opinião alternativa. O TLN tomou a decisão de publicar em três línguas: tétum, português e inglês. Assim nos vamos manter.

Devido a dificuldades que por agora não queremos tornar públicas o coletivo FB decidiu resolver tais dificuldades por outras vias, o que levará algum tempo e nos impossibilitará de cumprir o proposto desde esta nova reativação do TLN. Consideramos que apesar de serem dificuldades que nos foram impostas com toda a injustiça, falta de consideração e desrespeito pelo historial e trabalho do passado deste coletivo, ainda mais do nosso mentor de incansável labor, António Veríssimo, superaremos essas dificuldades e voltaremos de modo mais ativo e com maior acuidade a trazer aos que se interessarem por Timor-Leste a realidade do quotidiano timorense sob várias perspetivas. Estamos convencidos de que uma vez mais saberemos superar as barreiras que são fruto de vários fatores que cegam alguns timorenses - e outros de outras nacionalidades – com a filosofia do “malai” (estrangeiro) que não tem que se imiscuir na política timorense em defesa da real democracia. Sentimento que se aproxima do racismo e da xenofobia.

Infelizmente a memória daqueles repelentes atores é curta e assolada por genes de verdadeira estupidez, porque foram os “estrangeiros” que os serviram, lutaram a seu lado no exterior, que os alimentaram, financiaram e protegeram. Timor-Leste sempre precisou dos “malais” para singrar na sua luta - interna e externa - de libertação. Sem aquela forte solidariedade talvez tivessem sido muito mais dizimados. Sem ela, a par da heróica luta do nosso povo, muito provavelmente os timorenses, nós, continuaríamos a pertencer a uma província da Indonésia. O que alguns já dizem que teria sido melhor, pela falta de qualidade dos atuais políticos que ocuparam “democraticamente” os poderes que têm trazido o povo faminto e carenciado sob a fatura dos roubos e da corrupção.

O coletivo da Fábrica dos Blogues é constituído na verdade por “malais”, resta contudo dois timorenses (a caminho de mais um) na sua composição, depois de Ana Loro Metan ter falecido. Serão esses, principalmente, que não consentirão que pelo facto de terem as suas vidas organizadas noutros países lusófonos e não lusófonos façam do coletivo e do Timor Lorosae Nação um “malai” sobre a atualidade de Timor-Leste, muito menos que desconsiderem António Veríssimo.

Na qualidade de timorense e de filha da fundadora do TLN, Ana Loro Metan, cujas cinzas se devem estar a agitar, afirmo que sou tão ou mais timorense que qualquer dos prepotentes, maníacos, racistas e xenófobos acima mencionados. Por tal razão propus ao coletivo da FB mais ligado a Timor-Leste alternativas que nos possibilitem cumprir a tarefa que sempre cumprimos com toda a liberdade e honestidade: informar e opinar sobre Timor-Leste. É aquilo que perspetivamos continuarmos a fazer com maior intensidade e motivos de interesse após um período de menor atividade em publicações para reformularmos as nossas fontes de informação e colaborações. Por agora usaremos alguma informação online que compilaremos e, evidentemente, as nossas opiniões.

Voltaremos com toda a importância com que sempre servimos timorenses e os interessados na atualidade sobre os atropelos à democracia, à justiça, ao povo timorense. Seremos sempre solidários com outras pessoas e outros povos, os “malais”. Voltaremos e nada nos impedirá de sermos "dolorosos" quando necessário e importar informar ou opinar.

* Beatriz Gamboa, do coletivo FB, é professora universitária

Posted: 19 Aug 2012 04:37 AM PDT



Josefa Parada – Suara Timor Lorosae - Sesta, 17 Agustu 2012

DÍLI - Ministeriu Saude liu husi Diresaun Nasonal Saude Komunitaria departementu moras kontagiozas unidade Hiv/Sida identifika populasaun Timor Leste nebe hetan ona moras Hiv/Sida hamutuk ema nain 294 nebe mai husi distritu 13.

Populasaun nebe hetan moras Hiv/Sida kompostu husi idade tinan 5-14 nain 11, tinan 15-24 nain 24, tinan 25-44 hamutuk ema nian 142 no tinan 40 ba leten hamutuk nain 19, tan ne’e total ema nebe hetan moras Hiv/Sida hamutuk 294.

Tuir Xefi Gabineti Sistema Informasaun Saude iha Ministeriu Saude Joao da Silva katak dadus nebe mak iha populasaun nebe hetan moras Hiv/Sida oras ne’e kada loron sempre aumente, tan ne’e presiza halo prevensaun.

“ Ami servisu hamutuk ho komasaun nasional luta kontra HIV/Sida liu husi diresaun nasional estatistika,moras HIV/Sida iha Timor Leste identifika too oras nee’e idetifika komesa husi tinan 2003 too Juni 2012 total kazu nebe ita akumula hamutuk 294 kazus,” dehan Joao ba Jornalista sesta (17/8) liu husi konferensia iha salaun hotel vila Verdi, caicoli. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sabado (18/8). Timotio Gusmão/Madalena Horta

Sem comentários:

Enviar um comentário