terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escritor David Buba autografa obra literária

Kwanza Norte
Escritor David Buba autografa obra literária

Ndalatando - O escritor e poeta David João Buba lançou, neste domingo, na cidade do Dondo, município de Kambambe, a sua mais recente obra literária intitulada “provérbios Populares Kimbundu-Português”, durante uma sessão de venda e autografo realizado no âmbito da Feira do Dondo, que encerrou domingo.
 
A obra, com uma tiragem de mil exemplares, reúne, em 30 páginas, 124 provérbios que retratam a sabedoria e os usos do grupo etnolinguístico Kimbundu e foi editado pelo Instituto Nacional das Industrias culturais, em alusão a terceira edição da feira do Dondo.
 
Em declarações a Angop, o autor disse que a publicação da referida obra deriva da intenção de resgatar os “ muitos” valores da cultura do povo perdidos e um desafio aquela juventude que nega a se identificar com os seus valores e línguas ancestrais.
 
“Foi uma busca dos ensinamentos dos mais velhos, reflectidos nas anedotas, contos, e provérbios para reconstituir a história dos nossos antepassados”, afirmou.
 
A obra, segundo ainda o autor, visa também destacar a importância dos provérbios como uma prática marcante na tradição dos mais velhos no antigo reino do Ndongo e Matamba, como um dos principais instrumentos de transmissão de conhecimentos aos mais novos e realçar a dicotomia português-kimbundu.
 
David João Buba tem várias poesias publicadas em diversas antologias poéticas, como “Vozes do Kwanza Norte, “Mahezu”, “Sonho Realizado”, entre outras.
 
O mesmo é diplomado em Filosofia, pela Escola Superior do Partido Comunista de Cuba. É o actualmente o director provincial do Kwanza Norte da Cultura, tendo já passado pela direcção da Comunicação social, onde exerceu as funções de chefe do Departamento de Publicidade e Publicação.




Sem comentários:

Enviar um comentário