quinta-feira, 16 de agosto de 2012

brasília acolhe seminário

BRASIL

Brasília vai acolher seminário sobre o imaginário luso-afro-brasileiro

Evento que acontecerá em setembro em Brasília abordará a filosofia e a construção da lusofonia, estando prevista a participação de pesquisadores e pensadores dos dois lados do Atlântico.
UnB acolherá dois dos três dias do evento.

Brasília - A capital brasileira irá receber de 10 a 12 de setembro o primeiro Seminário sobre o Imaginário Luso-Afro-Brasileiro, uma iniciativa que levará as reflexões de dezenas de pesquisadores ao Senado Federal e ao Campus da Universidade de Brasília (UnB).

Com entrada franca, o seminário contará na abertura, a 10 de setembro, com a participação do presidente do Senado, José Sarney, antes da apresentação do livro "História Viva - Conceição do Mato Dentro".

O evento incluirá palestras sobre Agostinho da Silva, José Aparecido de Oliveira, e a relação de ambos com a construção da lusofonia. "A desmistificação de estereótipos do continente africano" e "O Atlântico Negro" são outros temas de palestras na agenda do seminário.

A iniciativa que decorrerá em Brasília abordará ainda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o acordo ortográfico, os direitos humanos nos países lusófonos, entre outros temas.

Um dos oradores convidados de Portugal será Manuel Gandra, da Escola Superior de Design de Lisboa (IADE). Renato Epifânio, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, é outro dos palestrantes portugueses.

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas na página do seminário.

Sem comentários:

Enviar um comentário