terça-feira, 17 de abril de 2012

AÇORES E RIO GRANDE DO SUL





-------- Original Message --------
Subject: [dialogos_lusofonos] Lusofonia positiva- Governo dos Açores firma acordo com o Rio Grande do Sul
Date: Tue, 17 Apr 2012 06:44:10 -0700 (PDT)
From: Margarida Castro
Reply-To: dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br
To: undisclosed recipients: ;



Lusofonia positiva-

Governo dos Açores firma acordo com o Rio Grande do Sul

A região insular portuguesa quer incrementar a cooperação com o Estado brasileiro em vários domínios. Um primeiro passo foi dado na última sexta-feira.
Da Redação

Carlos César, líder açoriano, esteve no Brasil nos últimos dias.
Brasília - O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Governo da Região Autónoma dos Açores prometem dar mais um passo no reforço da cooperação entre o Brasil e Portugal. Os líderes das duas regiões assinaram na última sexta-feira um memorando de entendimento entre os dois governos para promover a cooperação e o incremento das relações acadêmicas, culturais, de comércio e investimento.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, recebeu na sexta-feira (13) o presidente do Governo dos Açores, Carlos César, no âmbito das comemorações dos 260 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul. Em solenidade no Palácio Piratini, Tarso Genro homenageou o presidente dos Açores com a Grã-Cruz da Ordem do Ponche Verde, mais alta condecoração do Executivo, tradicionalmente entregue a personalidades merecedoras de gratidão e reconhecimento do Estado e da comunidade gaúcha.

A parceria entre as duas regiões ocorrerá através da troca de informações de interesse comum, reuniões conjuntas de representantes, visitas de delegações institucionais, culturais, acadêmicas e econômicas, além da organização de encontros, simpósios e seminários temáticos.

Ao lembrar que o Rio Grande do Sul constituiu sua história e cultura inspirada na presença dos açorianos, o governador afirmou que a aproximação e a homenagem aos açorianos é uma tentativa bem sucedida de recuperação dos ideais de solidariedade e fraternidade entre os povos. "Da mesma forma que o ponche protegeu o gaúcho do frio e da guerra, queremos que esta homenagem sirva de encobrimento afetivo da nossa relação, para que os açorianos se sintam cada vez mais como os gaúchos portugueses e nós como açorianos brasileiros", declarou Tarso Genro na ocasião.

Carlos César acentuou os traços característicos que unem açorianos e gaúchos: "a não resignação, a luta pela autodeterminação, a procura da felicidade pela valorização das diferenças e particularidades face a outros".

O presidente açoriano também ressaltou a importância do termo de cooperação assinado com o governador. "Queremos que esse trabalho seja gradativamente potenciador de um diálogo cada vez mais fluente entre as instituições de decisão dos Açores e do Rio Grande do Sul, de forma a promovermos sinergias que façam dos nossos territórios parceiros mais próximos em áreas como a economia, o turismo, a investigação, a educação, o ensino e a cultura".

Na sua passagem pelo Brasil, Carlos César fez uma visita de cortesia ao prefeito de Porto Alegre e visitou o Mercado Público Municipal. No sábado (14), foi a Gravataí, onde está sediada a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, e ontem foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre.


Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Sul.


http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=13372237&canal=159


__._,_.____,___





Sem comentários:

Enviar um comentário