quarta-feira, 4 de abril de 2012

Língua portuguesa vale 4,6 por cento do PIB mundial


Língua portuguesa vale 4,6 por cento do PIB mundial

Língua portuguesa vale 4,6 por cento do PIB mundial

O estudo da BES Research sobre «Economia Portuguesa e a Lusofonia» revelou todo o potencial económico da Língua Portuguesa: 4,6 por cento do PIB mundial e 2 por cento do Comércio Internacional planetário movimentados por 3,6 por cento da população mundial: 254 milhões de pessoas.

27-03-2012
“A minha pátria é a língua portuguesa”, escrevia o heterónimo de Fernando Pessoa, Bernardo Soares, no “Livro do Desassossego”. Esta citação encerra em si mesma uma oportunidade para a revitalização da economia portuguesa, tendo em conta o enorme potencial que confere a dimensão da lusofonia e da diáspora pelo mundo. Este estudo da autoria da Espírito Santo Research – Research Editorial parece partir desta citação para demonstrar as inúmeras possibilidades que a Língua Portuguesa pode proporcionar às empresas que querem exportar os seus produtos.

“Pátria” de 254 milhões 

De acordo com o estudo “Economia Portuguesa e a Lusofonia (cuja apresentação teve lugar em primeira mão no I Congresso Mundial de Empresários das Comunidades Portuguesas e Lusofonia, que decorreu entre 29 de Fevereiro e 1 de Março no âmbito do 42º aniversário do jornal Mundo Português), somos 254 milhões de pessoas a falar português em todo o Mundo.
Estimando o potencial da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (a Espírito Santo Research – Research Editorial tem em consideração, além dos países-membros – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – também os dados relativos à Guiné-Equatorial (em processo de adesão) e Macau), a Língua Portuguesa representa um PIB de 1.857 mil milhões de euros ou seja 4.3% do PIB mundial, sendo ainda responsável por 2% do Comércio Internacional Mundial: 441.9 mil milhões de euros.
Tal como é reforçado neste estudo, a língua, como característica inovadora, exerce um forte impacto nas economias a vários níveis, nomeadamente, na dinamização das trocas comerciais, na promoção da globalização empresarial, no desenvolvimento das relações políticas e sociais, no intercâmbio de ideias, e no fluxo de pessoas. Desta forma, Portugal, que movimenta um PIB de 170 mil milhões de euros, pode, através da proximidade linguística e cultural, aproveitar um potencial que representa onze vezes mais o nosso Produto Interno Bruto. Ler o artigo completo (Mundo Português)

Artigos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário