terça-feira, 24 de abril de 2012

PAULO FREIRE


PATRONO DA EDUCAÇÃO 
DO BRASIL




Assessoria de Comunicação

19/04/2012 - 13:09

Os professores brasileiros e especialmente os pernambucanos, estão orgulhosos com a homenagem da presidente Dilma Roussef ao Educador Paulo Freire escolhido o Patrono da Educação no Brasil. A lei 12.612 foi sancionada no dia 13 de abril. 

Confira:
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos 

LEI Nº 12.612, DE 13 DE ABRIL DE 2012.
Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. 

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art.1o O educador Paulo Freire é declarado Patrono da Educação Brasileira. 
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

Brasília, 13 de abril de 2012; 191o da Independência e 124o da República. 
DILMA ROUSSEFF

Aloizio Mercadante

Saiba mais: 

O educador Paulo Reglus Freire é conhecido por muitos brasileiros, principalmente os professores. Ele delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com a visão marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas, na tentativa de torná-las elucidadas e conscientizadas politicamente. Suas contribuições atingem muitas áreas do conhecimento, no entanto se destacam os trabalhos inovadores no campo da educação popular. A alfabetização e o esclarecimento político de jovens e adultos operários influenciaram teorias científicas e filosóficas, além de movimentos como os das Comunidades Eclesiais de Base (CEB), do MST, entre outros. 

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, na Estrada do Encanamento, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Filho de Joaquim Themístocles Freire e Edeltrudes Neves Freire, teve três irmãos. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância, durante a depressão de 1929. Essa experiência o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir sua “compreensão ético-político-crítica da educação”, como preferia nomear a sua Teoria. Dessa compreensão surgiu seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África, sendo um intelectual respeitado nas Academias de todo o mundo. Recebeu 39 títulos de Doutor Honoris Causa e mais 4 títulos acadêmicos honoríficos de universidades brasileiras, européias e americanas. 

O pesquisador casou a primeira vez em 1944, com Elza Maia Costa de Oliveira. Conheceu-a ao dar aulas particulares de língua portuguesas quando ela se preparava para o concurso de professor do Estado de Pernambuco. Ela faleceu em outubro de 1986. Já em 27 de março de 1988, o educador casou-se com Ana Maria Araújo Hasche, conhecida pelo apelido "Nita". Eles se conheciam desde a infância de Nita, que também foi sua orientanda no programa de mestrado da PUC-SP. 

Freire morreu de um ataque cardíaco, em 2 de maio de 1997, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido à sua pressão alta e complicações do cateterismo que tinha se submetido. 

Conversamos com sua viúva, Ana Maria Araújo Freire, a Nita, que de uma maneira bem informal nos fala como foi o educador como um homem comum, amigo e marido. 


http://direitoshumanosmt.blogspot.com.br/
*

Sem comentários:

Enviar um comentário