quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fotógrafo moçambicano Mauro Pinto vence prémio


Fotógrafo moçambicano Mauro Pinto vence prémio internacional de fotografia

Mauro Pinto, nascido em 1974 em Maputo, onde vive e trabalha, mostra trabalhos em Lisboa pela terceira vez. Já realizou exposições em França e no Brasil.
Da Redação, com agências
 
Lisboa - O fotógrafo moçambicano Mauro Pinto, é o vencedor da 8.ª edição do PrémioBES (Banco Espírito Santo) Photo, no valor de 40 mil euros. Iniciativa do Banco Espírito Santo, o prémio é organizado em parceria com o Museu Coleção Berardo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A sessão decorreu no Museu Colecção Berardo, na capital portuguesa, com a presença dos quatro finalistas, do empresário colecionador Joe Berardo, e de representantes do BES, mecenas do galardão.

O júri justificou a escolha pela "forma como a série revela a entrega do artista à realidade das pessoas que habitam os espaços retratados, ao mesmo tempo que transmite uma perspetiva histórica e sociológica da realidade contemporânea moçambicana, através deste bairro da capital".

Mauro Pinto, nascido em 1974 em Maputo, onde vive e trabalha, mostra trabalhos em Lisboa pela terceira vez. Já realizou exposições em França e no Brasil.

Mauro Pinto apresentou uma série de 12 fotografias captadas no bairro da Mafalala, em Maputo, onde nasceram figuras importantes do país, como o futebolista Eusébio e o poeta Craveirinha.

Intitulada 'Dá Licença', a série revela o interior de casas, sem qualquer presença humana, mas cujo recheio - desde móveis, sofás esfacelados, brinquedos, electrodomésticos antigos e outros obcjetos pessoais revelam a intimidade dos residentes.

Os outros finalistas desta edição do prémio eram Duarte Amaral Netto (Portugal), Rosangela Rennó e o Coletivo Cia de Foto (ambos do Brasil).

No ano passado, o galardão foi alargado a artistas de nacionalidade brasileira e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Helena Almeida conquistou a 1.ª edição, em 2004, seguindo-se José Luís Neto, Daniel Blaufuks, Miguel Soares, Edgar Martins, Filipa César e Manuela Marques, vencedora no ano passado.

O júri internacional que escolheu o vencedor foi composto pela curadora e investigadora Dominique Fontaine (Montreal), o curador e diretor do Wiels Arts Center for Contemporary Art, Dirk Snauwaert, de Bruxelas, e o curador e professor Ulrich Loock, de Berlim, ex-diretor dos museus Kunsthalle Bern e de Serralves.

A exposição das obras inéditas dos finalistas foi inaugurada a 14 de março, no Museu Colecção Berardo, e irá depois ser apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre junho e agosto deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário