quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

carnaval: tributo à língua portuguesa


terça-feira, 8 de março de 2011

Unidos da Tijuca 2002 e Mangueira 2007 renderam tributo à língua portuguesa

G.R.E.S. UNIDOS DA TIJUCA (RJ)

O sol brilha eternamente sobre o mundo da língua portuguesa
(Haroldo Pereira / Valtinho Junior / Wantuir)

Portugal
Nas caravelas do idioma naveguei
Nessa aventura lusitana
Os cinco continentes alcancei
Bordei palavras sobre as ondas do mar (Oi! Do mar)
E na linha do horizonte
A língua se fez poesia uma odisséia de amor
Navegar é Preciso de Angola ao Timor (ô ô ô)
Cultura! Riqueza!
Iluminando o mundo de língua portuguesa

Trago à mesa a alegria e amor!
Que a família tijucana chegou!
Com bom papo e harmonia e samba no pé!
A minha língua, é minha Pátria, é minha fé!

Sopra o vento dos Deuses
Pra língua semear
Na costa africana na voz dos órixas
Temperei com arte em goa
E mercados de macau
Fala Brasil!! Brasil...
A morenice em um povo encontrei
Mundo novo me apaixonei Hoje é só sedução
Salve a luta do Timor!
Pela "Liberdade de expressão"

Rasgou no céu um cometa
Explode em sete cores
A nova era, oito explendores
A língua é força é união
A homenagem vem na cauda do pavão




G.R.E.S. ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA (RJ)

Minha Pátria é Minha Língua, Mangueira Meu Grande Amor, Meu Samba Vai ao Lácio Colher a Última Flor
(Lequinho / Junior Fionda / Aníbal / Amendoim do Samba)

Quem sou eu?
Tenho a mais bela maneira de expressar
Sou Mangueira... uma poesia singular
Fui ao Lácio e nos meus versos canto a última flor
Que espalhou por vários continentes
Um manancial de amor
Caravelas ao mar partiram
Por destino encontraram o Brasil...
Nos trazendo a maior riqueza
A nossa Língua Portuguesa
Se misturou com tupi tupinambrasileirou
Mais tarde o canto do negro ecoou
Assim a língua se modificou

Eu vou nos versos de Camões
Às folhas secas caídas de Mangueira
É chama eterna dom da criação
Que fala ao pulsar do coração

Cantando eu vou
Do Oiapoque ao Chuí ouvir
A minha pátria é minha língua
Idolatrada obra-prima te faço imortal
Salve... poetas e compositores
Salve também os escritores
Que enriqueceram a tua história
Ó meu Brasil...
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Hoje a herança portuguesa nos conduz
A Estação da Luz!

Vem no vira da Mangueira vem sambar
Meu idioma tem o dom de transformar
Faz do palácio do samba uma Casa Portuguesa
É uma Casa Portuguesa com certeza

Sem comentários:

Enviar um comentário