Consulta Pública sobre as quatro candidaturas a Património Cultural Imaterial de Macau inicia-se a 10 de Fevereiro
Data: 08/02/2012
Catalogação: ---
Catalogação: ---
O Museu de Macau, tutelado pelo Instituto Cultural, concluiu a avaliação das quatro candidaturas em 2011 a Património Cultural Imaterial de Macau, “Gastronomia Macaense”, “Teatro Maquista (Teatro em Patuá )”, “Crenças e Costumes de A-Ma de Macau” e “Crenças e Costumes de Na Tcha de Macau”, sendo todas elas aprovadas pelo júri escolhido para o efeito. A partir de 10 de Fevereiro, e durante 30 dias, realiza-se uma consulta pública sobre estas candidaturas, tendo os cidadãos oportunidade de consultar os documentos relativos a cada item, deixar sugestões e levantar objecções.
Devido à promoção e divulgação realizada ao longo dos últimos anos, os trabalhos de protecção do Património Cultural Imaterial têm vindo gradualmente a merecer o reconhecimento, a atenção e a participação dos cidadãos de Macau. Em 2011, cinco associações locais apresentaram junto do Instituto Cultural um total de quatro candidaturas para inclusão na lista do Património Cultural Imaterial de Macau, o que representa um aumento em relação às candidaturas submetidas no ano anterior, um facto deveras encorajador.
Para mais, as candidaturas ora apresentadas abrangem as áreas mais diversas. Apesar de ser a primeira vez que as associações macaenses participaram, estas mostraram grande entusiasmo ao apresentar duas candidaturas a Património Cultural Imaterial de Macau, nomeadamente a candidatura da “Gastronomia Macaense” apresentada pela Confraria da Gastronomia Macaense e a candidatura do “Teatro Maquista (Teatro em Patuá)” do Grupo de Teatro Dóci Papiaçam Di Macau. Para além destas, a Associação do Templo da Calçada das Verdades de Macau e a Associação do Templo Na Cha esquecerem as desavenças do passado e juntaram esforços para apresentar a candidatura das “Crenças e Costumes de Na Tcha de Macau”. A influente cultura local de A-Ma foi também representada através da candidatura das “Crenças e Costumes de A-Ma de Macau”, apresentada pela Associação de Ópera Chinesa dos Moradores Marítimos e Terrestres da Barra de Macau.
O Museu de Macau completou o processo de recolha das candidaturas na primeira metade do ano transacto, tendo seguidamente convidado três especialistas de património cultural imaterial de nível nacional e quatro elementos locais de reconhecido mérito nesta área para constituírem um júri e levarem a cabo os trabalhos de avaliação das mesmas. Após uma avaliação rigorosa, o júri aprovou a inscrição de todos os quatro itens, “Gastronomia Macaense”, “Teatro Maquista (Teatro em Patuá)” , “Crenças e Costumes de A-Ma de Macau” e “Crenças e Costumes Na Tcha de Macau”, na lista do Património Cultural Imaterial de Macau.
Para além da opinião dos especialistas, será realizada a partir do dia 10 de Fevereiro uma consulta pública com a duração de 30 dias no sentido de recolher a opinião dos diversos sectores da sociedade sobre as candidaturas apresentadas. Neste sentido, já se encontram disponibilizados nos sítios de internet do Instituto Cultural e do Museu de Macau as introduções e vídeos das quatro candidaturas; enquanto as fotocópias dos boletins de candidatura encontram-se disponíveis para consulta nos seguintes locais tutelados pelo Instituto Cultural: Biblioteca Central de Macau, Biblioteca Sir Robert Ho Tung, Biblioteca da Ilha Verde e na Biblioteca do Edifício do IACM. Esta consulta pública terminará no dia 10 de Março, pelo que se solicita aos residentes locais que tenham alguma opinião ou objecção em relação às candidaturas ou às suas avaliações, o envio, antes do termo do prazo da consulta, de um documento escrito relatando as suas razões e fundamentos, para o endereço Praceta do Museu de Macau, Nº 112, por correio ou em mão no Museu de Macau, ou por fax para o n.º 2835 8503. No envelope ou documento dever-se-á escrever visivelmente “Opinião sobre as candidaturas ao Património Cultural Imaterial”. Toda a correspondência deve indicar o remetente, o seu endereço, telefone e forma preferida de contacto, de forma a permitir que o Instituto Cultural possa processar o assunto e emitir as recomendações adequadas. Em caso de dúvidas é favor visitar o sítio web do Museu de Macau em www.macaumuseum.gov.moou contactar o Sr. Tou através do telefone n.º 8394 1209.
Sem comentários:
Enviar um comentário