quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bandeiras da Galiza


Apresentaçao da segunda ediçao de «Bandeiras da Galiza» na Corunha

BEATRIZ GUIANCE 4 DE FEBREIRO DE 2012 1

12345678910 (votos: 7 , media: 9,86 )
Ouvir com webReader
Ontem tinha lugar na Corunha, na livraría Couceiro, a apresentaçao da segunda ediçao de «Bandeiras da Galiza», de José Manuel Barbosa.
Num ambiente muito cordial e distendido, António Gil Hernández procedeu a fazer um percorrido pela «história» pessoal de José Manuel Barbosa, os seus estudos, obras, e depois o percorrido pelas páginas lidas, entre linhas se calhar, do livro de José Manuel, a súa visao, e recomendaçoes incluso para uma terça ediçao.
Depois chegou o agardado relato sobre as bandeiras, uma documentaçao de grande interesse, contada de tal jeito que o fascínio ía in crescendo. E como sempre desmontando, como já é costume, as grandes mentiras históricas da «Espanha» também em matéria de heráldica e pendoes, de reinos que nao eram outros que o nosso proprio.
Ao final deu-nos a conhecer dous desenhos proprios, uma bandeira da Galiza criada com detalhe e com muita significaçao em cada elemento que engadía, e uma outra bandeira da lingua.
Como acho de grande interesse o tema, conto com entrevistar ao autor do livro e inestimável colaborador José Manuel Barbosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário