quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Acabar com a lusofonia? Nada disso

in diálogos lusófonos
Acabar com a lusofonia?  Nada disso .
Quem admite essa  "ameaça" é porque não tem  uma visão universalista, e talvez porque não conheceu e viveu outros continentes e culturas! Entre os com muitos  “mundos”, está o escritor Luandino Vieira que
acredita na dimensão cultural da relação entre os povos de língua portuguesa com  laços forjados ao longo dos séculos. http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/11/110_533-luandino.jpg

 
 
O testemunho do correspondente João X M Santos (S.Paulo), agora em passeio pelos Estados Unidos, confirma a universalidade da língua portuguesa  e desabafa , “To Hell with those (from Portuguese-speaking countries) who are not!“.

Disse-nos ele  em 1/23/13 :
Prezada amiga Margarida, prezado prof. Chrys (que tambem comentou este tema) e demais amigos e amigas Lusofonos  (estou escrevendo sem acentos pois este computador esta configurado para outra lingua)

No momento em que escrevo esta, estou em Anaheim, California, onde vim com minha esposa e filho para visitar uma grande amiga com a qual tenho contato ha anos apenas pela Internet, e tambem passear pela Disneyland (sonho de infancia de minha esposa), pelos estudios da Universal Pictures (onde aproveitei com meu filho o simulador de montanha-russa dos Simpsons), a Legoland(ia) (muito estimulante para ele, que gosta de montar carrinhos e naves espaciais da Lego), Palm Springs (onde ele brincou na neve pela primeira vez) e outros.

Mas o que isto teria a ver com Lusofonia? Muito simples.

Vamos a Disneyland: atualmente, entre os folhetos disponiveis com mapas dos parques ha, alem do ingles, do espanhol, do frances, do chines, do japones e do coreano, tambem o... PORTUGUES. Qual a razao? A logica: uma empresa do porte da Disney sabe que eh importante se comunicar em linguas onde exista um potencial de clientes, e os brasileiros estao chegando aqui... Nao apenas um ou dois - varios. Alem dos muitos orientais e dos hispano-americanos eu ouvi alguns sotaques do portugues do Brasil. Tambem no Citadel, um dos grandes shoppings-centers desta regiao (o chamado "Orange County" da California) estavam sendo pintados varios letreiros de boas vindas aos visitantes em varias linguas - uma delas o PORTUGUES. E tambem num caixa eletronico do Chase Manhattan Bank no qual se pode sacar dolares com nossos cartoes de credito aqui, uma das opcoes de idioma de ajuda era - adivinhem - portugues...

Isto eh prova de que nossa lingua nunca vai acabar e nunca - mas NUNCA MESMO - se pode cair na idiotice de dizer que eh uma lingua sem importancia. A lingua portuguesa jah cresceu muito, somos muito mais que 200 milhoes, pois soh o Brasil tem mais do que isto de populacao: na Africa, certamente o portugues eh cada vez mais "lingua franca" entre as diversas etnias e culturas existentes nos PALOP.

Vou mais alem: vendo o que eu vi aqui - a valorizacao da lingua portuguesa mesmo que por razoes economicas - eu posso dizer que idiota eh quem despreze a nossa lingua. Eu prefiro dizer: que o Diabo carregue esse tipo de idiotas para o Inferno, se eles nao tiverem salvacao (infelizmente muitos nao tem: preferem ruminar a mesma ignorancia eternamente!)!! Nao dou muito tempo para a propria Universal Studios lancar algum manual de orientacao em portugues, pois ninguem melhor do que um comerciante profissional - e o que a Universal Studios faz eh isso, comercializar filmes e produtos com a marca de seus filmes - para saber que a melhor forma de cativar um (bom) cliente eh se comunicar bem na lingua do mesmo.

Creio que, com o paragrafo acima, eu expresso exatamente o que eu penso destes preconceituosos contra a lingua portuguesa, ou mesmo a respeito dos que criticam o fato de o Brasil ter sido colonizado por portugueses. Para estes BABACAS (me permita aqui a forca da expressao), se eles preferirem, eu digo em ingles: I'm very proud to be Brazilian and to speak Portuguese. To Hell with those (from Portuguese-speaking countries) who are not!

Best regards / com os melhores cumprimentos,

Joao X.M.Santos (desculpem mais uma vez - teclado sem acentos)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário