terça-feira, 29 de janeiro de 2013

boletim FLE jan2013

logo_fle_1pequeno

Na Dinamarca a escolha da escola foi consagrada em 1915. Os pais têm o direito de escolher a escola dos filhos, independentemente de esta ser propriedade do Estado, das comunidades locais ou privada.

Mas a Dinamarca fez ainda mais... com base nos excelentes resultados alcançados nos relatórios PISA, redefiniu em 2010 um conjunto de metas ambiciosas para atingir até 2020: a par da clarificação dos objectivos a alcançar por cada escola e de incentivar uma maior transparência na apresentação dos resultados, foram ainda reforçados os instrumentos que incrementam a autonomia e a responsabilidade das escolas.

Na Dinamarca os resultados estão à vista. Em Portugal, continuamos a funcionar com base num sistema educativo decalcado da lógica instituída pelo Estado Novo, quando o Mundo era outro e o nosso País era diferente. Liberdade? Nem pensar nisso!...

O que se será que falta para que se perceba que a liberdade de educação é um motor essencial para a qualidade das nossas escolas, para o progresso sustentado do nosso País e para o fomento da cidadania?

graph_school_test_scores
FLE - Fórum para a Liberdade de Educação

O FLE no Facebook
Canal FLE no Youtube
Documentos FLE
Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem
 

Sem comentários:

Enviar um comentário