quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

rota da escravatura



ROTA CABO-VERDIANA DA ESCRAVATURA
SIMAO SOUINDOULA NA CIDADE VELHA
Aquele historiador angolano, Vice-Presidente do Comité Cientifico Internacional do Projeto da UNESCO “A Rota do Escravo” deixa Luanda, esta quinta-feira, dia 24 de Janeiro, para a cidade de Praia, onde participara, nas Festas de Nhu Santu Nomi di Jesus, organizada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago em colaboração com a Curadoria da Cidade Velha, declarada, em Junho de 2009, pelo este organismo especializado das Nações Unidas, Património Mundial.
 
Consta no programa de atividades de Souindoula, o patrocínio da tomada de posse do Comissão Nacional cabo-verdiana do referido projeto onusiano, e a pronúncia de uma conferência sobre a temática da abolição da escravidão no espaço do Atlântico.
Nesta palestra, ele analisara as causas económicas, sociais, políticas e religiosas que favoreceram a interdição desta forma, inaceitável, de exploração de seres humanos.
Realçara, em contra -exame, as razões que presidiram no refreio do movimento abolicionista, e que permitiu a continuação de uma trata negreira, clandestina, em plena segunda metade do seculo XIX.
O americanista angolano terá sessões de trabalho com o Professor Moussa Ali Iye, Diretor, na sede da UNESCO, do Projeto da “Rota”, a fim de fazer o ponto da situação da preparação, científica e técnica, da Conferencia Internacional sobre a Descendência Escrava, subordinada ao tema “"Memoria reconciliadora, Concordia Humana", encontro que albergara a capital angolana, de 25 a 27 de Marco próximo, no quadro da comemoração do 25 Marco, Dia Internacional das Vitimas da Escravatura e  do Trafico Transatlântico.
Recordar-se-á que as ilhas de Cabo-Verde registaram um povoamento humano ligado, essencialmente, ao seu papel de zonas de trânsito das carreiras alem-Atlântico, vindas do continente, para o essencial, de Cacheu ou Goree.
A inscrição da Cidade Velha foi a primeira inserção de um sítio cabo-verdiano na Lista do Património da Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário