terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bonga distinguido em Paris


Cantor angolano Bonga recebe prémio em França

Bonga dedicou a distinção ao povo angolano, o qual considerou o grande inspirador para que as suas canções tenham sucesso em Angola, em África e noutras partes do mundo.
Da Redação, com Angop
 
Lisboa – O músico angolano José Adelino Barceló de Carvalho “Bonga” foi distinguido no último fim-de-semana, em Paris, França, com o prémio “Vozes das rotas africanas”, atribuído pela associação CIME e a promotora BGS.

Além de Bonga foram também premiados os artistas Gérard Akuéson, da República do Togo, Kiamwangana Mateta, do Congo Democrático, e Henri Deb's, das Antilhas francesas. A cerimónia foi seguida de um grande espectáculo abrilhantado por renomados músicos africanos e das Caraíbas.

Em declarações à Angop por telefone a partir de Lisboa, Bonga dedicou a distinção ao povo angolano, o qual considerou o grande inspirador para que as suas canções tenham sucesso em Angola, em África e noutras partes do mundo.

Agradeceu também a presença, durante o espectáculo, de inúmeras representações diplomáticas africanas acreditadas em Paris, particularizando o carinho e admiração oferecidos pelo consulado geral de Angola na capital francesa.

Na sua quarta edição, os referidos prémios, tidos como “a expressão máxima” das comunidades afro-caribenhas radicadas em França, têm como presidente de honra o saxofonista camaronês Manu Dibango.

A completar este ano 70 anos de idade, Bonga, nascido em Kipiri, província do Bengo, é considerado embaixador da música angolana. Já foi galardoado internacionalmente com vários prémios ao nível da música, assim como recebeu discos de ouro e de platina, além de actuar em importantes palcos mundiais.

Em 40 anos de carreira, Bonga tem igual número de discos, sendo “Angola 72” o seu primeiro e “Hora Kota” o último. Este foi lançado oficialmente em Luanda e em Lisboa, no final de Janeiro último.

Entre os 40 discos, destacam-se ainda o “Angola-74”, “Raízes”, “Kandandu”, “Sentimentos” e “Bairro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário