Não
faltando bons exemplos de países que foram capazes de reformar a sua
escola e de a adequar aos tempos em que actualmente vivemos, o caso da
Suécia é paradigmático assumindo-se como uma excelente lição da qual
Portugal pode (e deve) retirar pistas, informações e orientações que
ajudem a assumir a liberdade de educação como o grande alicerce do seu edifício educativo.
Partindo de uma situação muito semelhante à nossa, a Suécia respondeu à crise económica gravíssima pela qual passou durante a década de 90 do Século passado efectuando uma profunda reformulação da gestão da coisa pública. Assentando na descentralização, na responsabilização e na escolha, a escola Sueca ganhou dinamismo e uma enorme abertura à inovação e à criatividade.
Os resultados estão à vista e estão acessíveis no site do FLE para quem os quiser conhecer! Reveja AQUI a intervenção de Francisco Vieira e Sousa no Canal FLE sobre a reforma educativa na Suécia e perceba que Portugal não tem tempo a perder...
FLE - Fórum para a Liberdade de Educação
O FLE no Facebook
Canal FLE no Youtube
Documentos FLE
Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem
Remover subscrição
Sem comentários:
Enviar um comentário