sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CAETANO VELOSO PROMOVE LISBOA

Fado de Caetano Veloso promove "Lisboa Criativa"


O vídeo é de João Botelho. A música, uma adaptação de um tema de Caetano Veloso, interpretada pela fadista Gisela João, enquanto navega pelo Tejo com Lisboa em fundo. 

Por Alexandre Costa

"Lisbon, Soul of the World" é um vídeo criado por João Botelho para promover a capital portuguesa como destino ideal para a instalação de criadores e de indústrias criativas.
No vídeo de cerca de quatro minutos, Gisela João canta um fado baseado no tema "Os Argonautas" de Caetano Veloso, enquanto navega pelo Tejo com Lisboa em fundo.
"O vídeo procura transmitir a ideia de que a cultura portuguesa tem tanta força que chegou ao Brasil e que voltou para Lisboa para se expandir daí para o resto do mundo", explicou ao Expresso, Rui Ramos Pinto Coelho, diretor executivo da InvestLisboa, empresa que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Comercial de Lisboa / Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa.

De Camões a Xutos & Pontapés


O vídeo foi encomendado pela InvestLisboa para ser difundido na Internet, nas redes sociais, e em eventos, à imagem de outros vídeos efectuados em 2011 e 2012 para a promoção de "Lisboa para Empresas Brasileiras" e "Why Lisbon?".
A divulgação do vídeo com o "fado brasileiro" ocorre no momento em que se completa um ano desde que o Fado foi considerado Património da Humanidade pela Unesco e no ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.
"Bem-vindos a Lisboa. Cidade Criativa", é a mensagem que surge no final. De Camões e Fernando Pessoa a Joana Vasconcellos, Miguel Gomes e Xutos & Pontapés. As imagens de diversos criadores de diferentes épocas ligados à capital portuguesa são apresentadas ao longo vídeo, que conta com uma versão com o texto de enquadramento em português e outra em inglês.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FUJ-VHqfGZA
[Fonte: www.expresso.sapo.pt]
--

Sem comentários:

Enviar um comentário