segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ciberescola e Cirbercursos


Ciberescola e Cirbercursos da Língua Portuguesa já em linha, com acesso gratuito e universal

Ciberescola e Cirbercursos da Língua Portuguesa  já em linha, com acesso gratuito e universal

O Ciberdúvidas e o OLP- Observatório da Língua Portuguesa apresentaram, no dia 28 de Outubro, a CiberEscola da Língua Portuguesa e modelos de aulas presenciais com recursos a tecnologias de comunicação específicas para o ensino.

30-10-2011
O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa coloca em linha, desde esta data, dois novos espaços na Internet de apoio ao ensino e à aprendizagem do português para alunos do ensino secundário e para estrangeiros: a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos da Língua Portuguesa.
Ciberescola da Língua Portuguesa tem duas vertentes, a componente de língua materna e a componente de língua não materna/estrangeira. Os alunos nativos integrados no sistema de ensino português (do 5.º ao 12.º ano) ou os aprendentes de português língua estrangeira (do nível A1 ao C2), em Portugal ou em qualquer parte do mundo, podem realizar autonomamente, mas também em sala de aula, os exercícios interativos propostos (cerca de 1000 no total, até ao momento). Sendo interativos, os exercícios dão acesso automático aos resultados: deteção das respostas certas e erradas, pontuação, soluções e registo de pontuações. Os exercícios de português língua materna respeitam os programas de português em vigor em Portugal, e os exercícios de português língua não materna observam os descritores constantes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
texto descritivo da imagem
Em Cibercursos da Língua Portuguesa disponibilizam-se recursos didáticos para professores e cursos em linha de Português Língua Estrangeira. Especialmente dirigidos para públicos anglo-saxónicos, contam com o patrocínio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
Todos os exercícios são originais, produzidos e geridos por professores e investigadores em linguística, literatura e ensino de língua. São visadas, equilibradamente, as competências da gramática, leitura, escrita, oralidade e vocabulário. Nesta medida, a plataforma constitui-se como um projeto inovador no universo de oferta de ensino do português via Internet.
Ambas as plataforma, inovadoras no universo de oferta de ensino do português via Internet, dispensam a instalação qualquer software adicional para o seu acesso, gratuito e universal. Outras referências aquiaqui e aqui. (Fonte: Ciberdúvidas)

Neste ato de lançamento foi ainda feita uma apresentação de aulas presenciais com recursos a tecnologias de comunicação específicas para o ensino:
  • quadro interativo (Promethean);
  • sistemas de votação e de resposta na sala de aula, mediante a tecnologia ActivExpression;
  • modelos de avaliação imediata;
  • modelos de aprendizagem individual, regulada por baterias de questões.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário