quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Presidente de Portugal diz que português merece ser língua oficial da ONU


Presidente de Portugal diz que português merece ser língua oficial da ONU

Agência AFPMônica Villela Grayley
O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, declarou nesta quarta-feira no Conselho de Segurança da ONU, que a língua portuguesa, devido a sua importância no mundo, merece se tornar “língua oficial das Nações Unidas.”
Cavaco Silva está presidindo um debate de alto nível sobre proteção de civis em conflito armado no Conselho, e decidiu dirigir todo o trabalho em português. Geralmente, os encontros são realizados em inglês ou francês, e na maior parte dos casos somente em inglês.
República Popular da China
Mas logo ao assumir a palavra, Cavaco Silva explicou o porquê da decisão.
“As minhas palavras serão, deste modo, compreendidas, de imediato, por mais de 250 milhões de cidadãos dois oito países, e de uma região autônoma da República Popular da China (Macau), que têm no português uma língua oficial. Mas também por muitos outros milhões que estudaram ou estudam, por nela verem um importante ativo indentitário, cultural ou econômico. Uma língua que merece, de há muito, o estatuto de língua oficial desta organização.”
As seis línguas oficiais das Nações Unidas são: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Inglês e francês são línguas de trabalho nas quais todos os documentos da organização são traduzidos.
Participaram desta manhã no encontro sobre proteção de civis em conflito armado, chefes de Estado e Governo, como também outras autoridades. A alta comissária de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, falou sobre a situação da morte de civis na Síria e pediu mais ação para evitar a violência política no país árabe.
Tags: aníbal cavaco silva, conflito armado, conselho de segurança, macau, nações unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário