terça-feira, 15 de janeiro de 2013

boletim fle jan2013

logo_fle_1pequeno

Sabendo de antemão que da qualificação das novas gerações depende o futuro de Portugal, e que para isso precisamos de uma escola de grande qualidade que coloque o aluno como fulcro e objectivo de todo o sistema, continuamos a assistir a discussões acesas e muitos emotivas sobre a nossa escola que se centram quase exclusivamente nas questões relacionadas com a gestão corrente e com a redução de custos.

O Estado, que desempenha simultaneamente o papel de proprietário e gestor das escolas, é o mesmo que determina conteúdos curriculares, horários e metodologias agindo como árbitro e jogador de um jogo no qual os principais interessados, os alunos e as suas famílias, têm muito pouco a dizer...

No mais recente relatório do FMI sobre Portugal, que tanta discussão tem gerado no nosso País, existe um capítulo sobre a educação. Diz-se ali que o financiamento deve seguir o aluno nas escolhas que este faz; mencionam-se as vantagens da gestão privada das escolas públicas; propõe-se um aprofundamento da estrutura de colocação de professores que torne dinâmico e significante todo o processo; defende-se a autonomia das escolas... em suma, mostra-se que o caminho tem de ser o da Liberdade de Educação.

Será que ainda não se percebeu que o caminho é este?

Clique AQUI para ler o relatório do FMI sobre a Educação em Portugal e reveja no Canal FLE as últimas intervenções sobre o futuro da nossa escola.



canalfle


FLE - Fórum para a Liberdade de Educação

O FLE no Facebook
Canal FLE no Youtube
Documentos FLE
Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Modificar a sua subscrição
Remover subscrição

Powered by Joobi

Sem comentários:

Enviar um comentário