sábado, 9 de fevereiro de 2013

timor lorosae notícias 9/2/013


TIMOR LOROSAE NAÇÃO - diário


Posted: 08 Feb 2013 08:00 PM PST



MB - FP – APN - Lusa

O antigo ministro das Finanças da Guiné-Bissau José Mário Vaz, que esteve detido nos últimos três dias num caso relacionado com fundos públicos, foi hoje posto em liberdade pelo Juiz de Instrução Criminal (JIC).

Em declarações à porta do Tribunal, onde esteve a ser ouvido durante todo o dia, Mário Vaz, acompanhado dos seus advogados, disse que saiu em liberdade mas terá que aguardar até segunda-feira para conhecer as eventuais medidas de coação a que estará sujeito.

"O importante para nós é fazermos avançar o país. O país tem muitos problemas e precisa de todos nós", disse Mário Vaz.

Por ordens do Ministério Público guineense, José Mário Vaz foi detido na segunda-feira à noite, por alegado ilícito fiscal. É investigado sobre o paradeiro de 9,1 milhões de euros que Angola teria disponibilizado a favor do governo guineense, mas que supostamente não teriam entrado no tesouro público.

"Posso-vos dizer hoje muito honestamente que não recuava um milímetro sequer sobre os procedimentos que imprimi a nível do Ministério das Finanças quando fui ministro", notou Mário Vaz, ministro do governo deposto no golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

Octávio Lopes, um dos advogados do ex-governante disse que "mais do que tudo deve-se salientar a decisão proferida pelo JIC", que irá restituir a liberdade a Mário Vaz mas também "demonstra a independência do poder judicial" guineense.

"É uma decisão pequena mas carregada de simbologia da afirmação do poder judicial independente" na Guiné-Bissau, observou o causídico.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos insurgiu-se hoje, em comunicado, pelo processo relativo à prisão do antigo ministro, por indiciar "uma violação flagrante da independência e imparcialidade dos magistrados".

Segundo a Liga, na sequência da prisão de José Mário Vaz foram demitidos dois magistrados que dirigiam o processo. Tal indicia "a ausência de transparência nas investigações em curso, associada à ilegalidade da detenção pelo facto de ter já excedido o prazo de 48 horas previsto pela Constituição da República", disse a Liga.

No mesmo comunicado a Liga insurgiu-se também contra a prisão, no domingo passado, do alferes Júlio Mam Nbali, oficial das Forças Armadas e ex-chefe de segurança do chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, António Indjai.

O comunicado diz que o alferes foi detido e levado para Mansoa (leste de Bissau), onde está em greve de fome.

Posted: 08 Feb 2013 07:55 PM PST



PDF – APN - Lusa

O candidato brasileiro ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, recebeu hoje da CPLP uma promessa de apoio activo à sua candidatura, esperando agora ter os "oito" como "parceiros" na candidatura.

O diplomata brasileiro congratulou-se com a "imensa simpatia" pelo projecto e "perspetivas muito boas", num dia em que se encontrou em Lisboa com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e com o secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que lhe prometeu dar "a mesma força" do que ao seu compatriota José Graziano da Silva na eleição para a direção da Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla inglesa).

"Estamos a começar a campanha, nos momentos iniciais, há um caminho a ser percorrido. O objetivo [dos encontros] foi apresentar-me, apresentar a candidatura brasileira e os nossos objetivos e metas e porque achamos que CPLP deve ser parceria do Brasil neste projeto", disse Azevêdo aos jornalistas após o encontro.

Em reunião extraordinária do Comité de Concertação Permanente da CPLP, os embaixadores dos "oito" ou viram os argumentos de Azevêdo, que agorá transmitirão às suas capitais, na expetativa de uma atuação coordenada em prol da candidatura, "como é tradição" da organização.

"Além de [os países-membros da CPLP poderem ganhar] um diretor-geral sensível aos problemas dos paises lusófonos, temos uma tradição cultural, um proximidade de visões, inclusive comerciais, e participação no sistema multilateral de comércio. Todos nós queremos um sistema multilateral de comércio forte", disse.

Azevêdo, que desde 2008 é Representante Permanente do Brasil junto da OMC, está diretamente envolvido em assuntos económicos e comerciais há mais de 20 anos e, como chefe do departamento económico do Ministério, entre 2005 e 2006, comandou a delegação brasileira nas negociações da Ronda de Doha da OMC.

O processo eleitoral começa no dia 31 de março e tem a sua última etapa no dia 01 de abril, podendo estender-se até ao dia 31 de maio.

Após o encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o diplomata afirmou esperar que Portugal exerça o "grande prestígio e muita influência de que dispõe na União Europeia".

“Temos em Portugal um país que nos ajudará muito na conformação da opinião da União Europeia a respeito deste processo", disse.

Na apresentação da sua candidatura, Azevedo defendeu o desbloqueamento das negociações para a liberalização mundial do comércio, exortando os países membros a "pararem de evitar as questões mais difíceis".

O diplomata afirma ter recebido uma "recetividade excelente" à candidatura, que o vai levar proximamente à América do Sul e Caribe, e depois a África, nomeadamente aos países lusófonos.

Murade Muragy, secretário executivo da CPLP, afirma que a "articulação política e diplomática muito forte" dos oito "foi decisiva na eleição de Graziano [da Silva, para a FAO]", e que Azevedo receberá "a mesma força".

"Vamos alargar este apoio até que consigamos a vitória final, que não está certa", disse após a reunião na CPLP.

Prometendo que a CPLP vai "agir", Muragy disse ter já entrado em contacto com a presidência de Moçambique da CPLP, para promover a candidatura nas capitais em que "é tomada a decisão" de escolha do diretor da OMC, sucessor do francês Pascal Lamy.

Posted: 08 Feb 2013 01:01 PM PST



Suara Timor Lorosae - Posting Husi: Josefa Parada - Sesta, 08 Fevereiru 2013

DILI - Relasiona ho korrupsaun nebe’e maka sempre mosu iha Timor Leste (TL), tanba ne’e komisaun A Parlamentu Nasional (PN), sei tau preoridade ba lei anti korrupsaun hodi bele haforsa diak liu tan servisu KAK.

“Komisaun ninia hare atu hare lei konaba anti korupsaun maibe hari tia ona KAK, maibe seidauk  iha lolos lei ida, mesmu iha prosesu kodiku penal, maibe mandate lolos ba KAK ne’e maka seidauk klaru, tanba ne’e maka hau hanoin komisaun iha Programa ba oin atu tau ajenda preoridade maka lei konaba anti korrupsaun,” hateten membru komisaun A PN Deputadu Arão Noe ba STL iha uma fukun PN, Sesta (8/2).


Deputadu bankada FRETILIN Estanislao da Silva hateten, Korrupsaun iha rai laran hare alegasoins barak, no iha ema balun oras ne’e iha investigasaun nia okos, balun prokudador jeral  haruka ona ba Tribunal, balun hetan ona julgamentu, maibe alegasoins barak sei iha tan.

Deputadu bankada PD Paulo Monteiro hateten, komisaun A atu fo preoridade ba lei anti korrupsaun ne’e  mos diak teb-tebes, atu nune’e bele hamenus korrupsaun iha rai laran. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sabado (9/2). Jasinta Sequeira/Terezinha da Costa 

Posted: 08 Feb 2013 12:58 PM PST


Suara Timor Lorosae - Posting Husi: Josefa Parada - Sesta, 08 Fevereiru 2013

DILI - Ministru Administrasaun STATAL sei perpara eleisaun ba Camara Municipiu iha 2015. Nune’e iha fim de 2014 bele halo ona avaliasaun hodi hare’e Distritu ne’ebe mak priense ona kriteria.

Kestaun ne’e hato’o husi Ministru Administrasaun Estatal Jorge Teme ba STL iha Uma Fukun Parlamentu Nasional (PN) katak iha fim de 2014, sira bele halo ona avaliasaun para hare distritu nebe mak prinese ona criteria, hodi prepara ba elisaun Camara Munisipiu.


“Iha fim de 2014 mais ou menus ita bele halo ona avalizasaun para hare’e Distritu ne’ebe mak priense ona criteria no ita hahu ona hanoin nune’e ita bele perpara ba eleisaun ba Camra Municipal iha 2015,” hatete Teme ba STL iha uma PN, loron hirak liu ba.

Lei Municipiu dehan Teme, oras ne’e preparasaun baze legal lao hela, perparasaun baze legais ne’e maka sai hanesan preparasaun, tamba ba Camara Municipal nian ba  bandus legais sira ne’e. informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sabado (9/2). Natalia Moniz

Posted: 08 Feb 2013 10:00 AM PST



DM – DM – Lusa – foto WORLD VISION / HANDOUT/WORLD VISION

Fortes réplicas têm dificultado os esforços de equipas de salvamento para alcançar as zonas afetadas nas Ilhas Salomão, pelo violento sismo que deixou nove mortos, um número indeterminado de desaparecidos e danos maiores do que o estimado.

Segundo as autoridades, os danos na ilha de Ndende, no leste das Ilhas Salomão, no Pacífico, são muito piores do que se pensava inicialmente, existindo até 20 aldeias inundadas pelo tsunami gerado pelo abalo sísmico, que atingiu o arquipélago esta quarta-feira, deixando 6.000 pessoas sem casa, o dobro face às primeiras estimativas.

“Inicialmente, pensámos que [o impacto] tinha sido relativamente pequeno, mas agora parece ser muito grande e as comunidades não serão capazes de lidar [com os prejuízos] sozinhas”, afirmou o porta-voz do centro de gestão de desastres, Sipuru Rove, à agência AFP, apontando que talvez seja necessária ajuda externa.

Um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro, Gordon Darcy Lilo, disse que foi confirmada a morte de nove pessoas, existindo um número ainda indeterminado de desaparecidos, sendo de prever que o total de vítimas mortais aumente.

A Austrália já se disponibilizou para ajudar nas operações de salvamento, tendo o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Bob Carr, programado uma visita às Salomão no próximo domingo.

O chefe da diplomacia australiana anunciou uma ajuda de 300 mil dólares australianos (230 mil euros), bem como o apoio logístico por parte da Força Aérea.

As tentativas de alcançar a remota área, a mais de 600 quilómetros da capital Honiara, têm sido goradas pelos danos que sofreu o aeroporto da principal cidade, Lata.

Com o apoio aéreo suspenso, dois barcos zarparam para Honiara no final de quinta-feira, com carregamento de comida, água e medicamentos, o qual é esperado entre o final do dia de hoje e as primeiras horas de sábado.

O sismo de quarta-feira, com uma magnitude de 8, ocorreu a cerca de 76 quilómetros a oeste de Lata, tendo sido seguido de um tsunami e de várias dezenas de réplicas.

As Ilhas Salomão fazem parte do “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de intensa atividade tectónica e vulcânica.

Posted: 08 Feb 2013 09:56 AM PST



JCS – MLL - Lusa - foto CARMO CORREIA/Lusa

No Ano Novo Lunar, a mais importante festividade chinesa, queimam-se panchões para afugentar espíritos maus e cumprem-se vários rituais, numa festa que, em casa, tem uma divindade especial que convém não descurar: o deus do fogão.

As ruas estão engalanadas com diversos motivos festivos. Alguns animais, como a serpente que ficará a reinar a partir de domingo, iluminam jardins e diversos arruamentos da cidade e cada família procura, agora, a poucos dias da grande festa, os últimos motivos e ingredientes para a reunião familiar que, em muitos casos, marca o regresso anual às origens e proporciona o único período de férias.

No continente chinês, e mesmo de fora para dentro, decorre agora o maior movimento humano simultâneo, dado que milhões de pessoas aproveitam a época festiva para visitar a família e a terra natal. Por terra, por ar ou pelo mar, todos os meios são utilizados para chegar a casa.

Em Macau, como noutras cidades, as famílias procuram concluir os últimos detalhes da festa, que terá um jantar em família antes da romagem ao templo, onde todos rezam e veneram os deuses e pedem proteção para o ano que se inicia.

Mas a noite de Ano Novo marca também o fim do período de uma semana em que tudo foi permitido, já que da casa da família esteve ausente o deus do fogão, a mais importante divindade da casa que nos últimos dias do ano velho sobe aos céus para entregar ao Imperador de Jade o relatório daquela família.

"Uma semana antes do Ano Novo, há um jantar de família conhecido como o ‘pequeno Ano Novo', num dia dedicado a este deus do fogão, um deus lar, cuja figura ou nome está atrás do local onde se cozinha e que ao longo do ano toma conta da família e sabe sempre tudo o que se passa", começa por contar Fernando Sales Lopes, residente em Macau desde 1986, licenciado em História e Mestre em Relações Interculturais.

A noite que marca a saída da divindade da casa das famílias até ao primeiro dia do Ano Novo, é "bem nutrida" e "bem bebida", mas há pequenos detalhes que ninguém pode esquecer, acrescentou.

"Não só é importante alimentar bem o deus do fogão com muitas iguarias da época, como se deve passar mel na placa ou no boneco da divindade para ele ir com umas palavras mais doces. Deve dar-se também muita aguardente porque, se for ‘com os copos', o imperador de Jade acaba por não perceber nada do que ele diz, ou então, como tem muito mel, só diz as coisas boas e não diz as coisas más", conta.

Todo o jantar e a satisfação do deus do fogão visa apenas manter a harmonia daquela família com o Imperador de Jade, augurando boa fortuna no ano que está para chegar, e marca o início da última semana do ano em que tudo, ou quase tudo – que, por vezes, inclui alguns excessos -, é permitido, porque não há ninguém a vigiar os elementos da família até ao regresso do deus do fogão.

"Todos percebemos que, nesta última semana, há muito mais movimento, porque as famílias estão a preparar a entrada do Ano Novo, mas também estão libertas do olhar do deus do fogão e por isso podem fazer tudo, brincar com tudo até à noite de Ano Novo, altura em que a divindade volta ao seu lugar na casa e vai cumprir mais um ano de vigilância de todos os membros da família".

A azáfama do Novo Ano inclui muitas tradições e superstições, como roupa interior nova, mudança de móveis velhos, limpeza da casa e substituição das figuras dos deuses, saldar as contas e vender o mais possível dos artigos em armazém, no caso dos comerciantes.

Mas é também nesta altura que, por tradição, os barcos de pesca voltam ao porto Interior e, engalanados e alinhados, dão nova vida ao local, embora na atualidade aquele porto de abrigo não receba tantos navios como antigamente.

Os pescadores deslocam-se a terra, principalmente ao templo de A-Má, a deusa dos navegantes, para agradecer a safra do ano que terminou e pedir proteção para o ano que se inicia.

Posted: 08 Feb 2013 08:18 AM PST



Radio Liberdade Dili - Friday, 08 February 2013 21:58 -  Written by Santino Dare Matias

Radio, online – Assosiasaun Jornalista hanesan, Timor Leste Press Club (TLPC) no Assosiasaun Jornalista Timor-Leste (AJTL), kondena tebes stetmentu Ministra Finansas, Emilia Pires ne’ebe dehan jornalista iha TL hakerek la los no gosta halo manipulasaun hodi hatun ema seluk.

Porta Voz TLPC, Lirio Fonseca liu husi konferensia da emprensa Sesta, (08/2) iha sede TLPC, Lecidere, dehan katak, TLPC no AJTL konsidera deklarasaun Ministra Emilia nian ne’e insultasaun bo’ot no atakasaun hasoru profesaun jornalista, tamba aproveita iha diskusaun OJE 2013 iha transmisaun direita.

“Ami hateten, Ministra Emilia lalika jeneraliza media hothotu hakerek notisia arbiru de’it, tanba media balun publika kazu alegasaun korrupsaun ho konkreta no evidensia bazeia ba intervista lubuk ida ne’ebé sira halo no ninia rezultadu iha tiha ona. See Ministra elergia ho media nia publikasaun bele lori media ba tribunal hodi nune’e bele komprova faktu lolos,”Lirio komenta.

Porta Voz TLPC ne’e mos husu ba Ministra Emilia atu esklarese ba publiku katak jornalista ne’ebe ka instituisaun media ne’ebe mak manipula informasaun hodi hatuun ema seluk? Ministra mos iha Direitu atu hato nia responde ba akuzasaun hirak nee, laos ses an husi media depois halo deklarasaun ataka profesaun jornalista nian.

Prezidenti AJTL, Tito Filipe husu ba Ministra Emilia atu hatudu tok evindensia katak notisia ne’ebe mak jornalista hasai ne bosok?, hodi bainhira mak Ministra Emilia hakarak intervista kona ba kazu alegasaun korrupsaun ne’e? Dala barak jornalista tenta liu husi karta eskrita maibé Ministra lakoi nafatin, ministra taka an ka subar-an ba media nasional.

Prezidenti AJTL ne’e lamenta tebes, durante ne’e Ministra Emilia promove transparansia no akutabilidade liu husi portal governu nian, karik portal transparansia ba de’it ema liur. Media laos fo notisias hodi halo julgamentu ema, atu hetan sala ka los ninia dalan mak iha tribunal.

“Ami jornalista Timor-oan beik ten duni, maibe ami pelumenus fó ona kontribuisaun oituan ba dezenvolvimentu iha rai ne’e, maski durante ne’e media koko rasik dezenvolve an, hamrik mesak, kapasita an liu husi meus oin-oin,”presta Tito.

Koalia kona ba inkapasidade jornalista, karik kestaun ne’e kompleksu tebes, tanba nu’udar Ministra lider ida di’ak hanesan Timor-oan mos iha responsabilidade nian hotu, liliu estadu.

Tito hatutan, kualker diskursu, estadu rekoinese media nu’udar pilar importante ba dezenvolvimentu, media nu’udar pilar importante ba demokrasia, media nu’udar kontrol sosial, maibe TLPC ho AJTL triste ba stetmentu Ministra Emilia hanesan atu hamate liberdade da imprensa iha nasaun ne’e.

Diretor Media Tempos Semenal, Jose Belo dehan, Tempo Semenal mak hatun notisias investigativu konaba diskonfia Ministra Emilia halo korupsaun hodi fo projetu ba nia kaben ho montante 2 milones resin.

Diretor ne’e dehan, nia prontu ba tribunal, wainhira Ministra Emilia la satisfas ho notisia investigativu ne’e halo keisa ba tribunal.

“Segunda oin mai, ami sei scan tomak dokomentus tomak ne’ebe TS rekoila konaba prosesu fornesementu kama ba iha ospital Nasional ho ospital sira seluk, ne’ebe manan husi Ministra Emilia nia kaben,”dehan Jose Belo.

Posted: 08 Feb 2013 08:13 AM PST



Friday, 08 February 2013 22:10 - Written by sumariu jornal Diario Nasional

Radio online, fonte JND – Deputadu Bankada FRETILIN Mari Alkatiri afirma katak prosesu dada kadoras Greate Sunrice (GS) mai Timor Leste nia kontratu sei remata iha loron 23 fevereiru, maibé karik governu hakarak kontinua halo negosiasaun hodi dada kadoras GS mai Timor Leste nia parte lakohi ‘tau kanuru tohar’ tanba Timor Leste mos iha peritus ba mina nian mos barak.

“Kadoras nudar riku soin Timor nian, ha’u nia pozisaun kadoras GS tenki mai Timor maske iha 23 Fevereiru durasaun kontratu hotu, maibé lasignifika katak kadoras la mai ona.

Iha negosiasaun foun ha’u sei la involveán ho razaun ha’u labele halo buat hotu-hotu, Timor oan barak mak iha kuinesementu ba mina,” Sekretariu Jeral Mari Alkatiri informa ba jornalista iha Parlamentu Nasional, Tersa (5/2).

Mari Alkatiri dehan maski la involve iha negosiasaun, maibé nia pozisaun firme hodi defende GS mai Timor, tanba ne’e nia husu karik guvernu iha oportunidade atu kontinua negosia depois de kontratu remata, ida ne’e hatudu sinal pozitivu.

Posted: 08 Feb 2013 06:25 AM PST



Radio Liberdade Dili - Friday, 08 February 2013 22:15 - Written by sumariu jornal Timor Post

Radio online, fonte jornal TP – Diretor Fundasaun Mahein (FM),Nélson Belo kosidera ro FALENTIL-Forsa defeza Timor Leste (F-FDTL) rua ne’ebé guvernu sosa husi xina no agora dadaun paradu hela iha Porto Naval Heria tanba la iha planu ne’ebé diak husi governu.

“Dezde inísiu ami nia pozisaun katak, governu atu sosa ekipamentus saida seit liu-liu ekipamentus ba ita nia militar, persiza tuir planu, ami nia hare ro rua ne’ebé governu sosa ba Komponente Naval, tanba antes sosa governu la kria kondisaun, Portu atu ro para fatin mos la iha, fatin atu halo manutensaun mos la iha, ida ne’e hatudu katak governu sosa maibe la iha duni planu,” dehan Nelson Belo ba Diario iha iha edifisiu FM, Balide, Dili,kinta (07/02).

Tuir FM katak problema ne’ebé Komponente Naval infrenta kona ba ro sira ne’ebé paradu iha portu komponente naval Hera hanesan lisaun boot ba membru governu no mos reprezentante povu iha Parlamentu Nasional.

Tanba ne’e bainhira reprezentante povu atu prova proposta orsamentu ne’ebé governu presiza tenki tetu didi’ak, hare kondisaun real iha Nasaun ne’e,se lae ninia konsekuensia mak hanesan ro rua ne’ebé governu sosa iha Xina,paradu hela no labele halo manutensaun.

Diretor FM ne’e rekomenda, ba futuru antes governu atu sosa ekipamentu Militar ba F-FDTL,presiza hadia uluk baze Naval no PortoNaval  ne’ebé diak kria uluk doka ESTATAL (ofisin estado) para bele halo manutensaun ba ro ne’ebe goveru sosa.

Posted: 08 Feb 2013 06:07 AM PST



Bangkok Post - 8 Feb 2013 at 11.26

Press freedom in Thailand improved slightly last year compared with the rest of the world, a report by the group Reporters Without Borders said.

But Thailand remained deep in the world rankings of media freedom, in 135th place of 179 countries ranked, and behind the likes of Afghanistan, Bhutan, East Timor and even Libya.

"The press is much freer in Thailand than in neighbouring countries," the report said, but then attacked the government for its treatment of internet media.

"Online freedom of expression began to deteriorate from the moment the new Prime Minister Yingluck Shinawatra assumed power in July 2011," said the report by Reporters Without Borders.

It cited in particular prosecution under the lese majeste law and commented, "Apparently the government has forgotten its promises to amend Article 112 of the Thailand Penal Code."

Despite the strong criticism of abuse of online media, Reporters Without Borders, known as RSF from its name in French, boosted the country's overall media freedom from 137th in the world a year ago.

On its world map of press freedom, Thailand is coloured red, for "difficult situation" for the press.

Neighbours Myanmar, Malaysia and Cambodia also were in red, while Laos and Vietnam were black, like China. All three ranked below Thailand.

*If you want to clik on photo to enlarge and frame.

Posted: 08 Feb 2013 05:47 AM PST



Radio Australia - 8 February 2013, 22:02 AEST

Australia's government has confirmed the details of a plan to divert AusAID funds to pay for the upkeep of asylum seekers.

Australia's government on Friday confirmed the details of a plan to divert aid funds from the Pacific and South East Asia to pay for the upkeep of asylum seekers in Australia.

Last year, the government announced $375 million of the existing aid budget would be used to pay for the living expenses of asylum seekers being processed on the mainland.

It has now revealed that more than $50 million of that funding will be diverted from the Pacific budgets.

$38 million will be cut from the Indonesia budget, $10 million from East Timor, $14 million from Cambodia, $5 million from Burma and $6 million from Laos.

Head of CARE Australia, Dr Julia Newton-Howes, told Radio Australia's Connect Asia she's horrified.

"It demonstrates just how bad these decisions have been for the 1.3 billion people in the world who live on less than $1.25 a day," she said.

In particular she pointed out that the very large cut to Australia's humanitarian contribution means that some of the most vulnerable people in the world won't get the level of assistance from Australia that was committed to at the beginning of the year.

"That's very bad news," Ms Newton-Howes said.

"The further information we would like is if for the government to identify not just how much has been cut from each country program, but what activities in that country's program has been cut.

"What we are concerned about is that the money that's most directly linked to poverty and poor people will be hardest hit."

Dr Newton-Howes says it's disappointing that the detailed information has not yet been made available and she would like this to happen as soon as possible.

"Because AusAID has a transparency charter where it commits to making information about its aid programs publically available," she said.

She says that what constitutes foreign aid needs to be redefined.

"I think that including asylum seeker costs as foreign aid is inappropriate and should not be allowed to happen."

Photo: East Timor will lose $10 million of AusAID funding, which will be diverted to pay for upkeep of asylum seekers in Australia. (Credit: Reuters) 

Posted: 08 Feb 2013 03:58 AM PST


Suara Timor Lorosae - Posting Husi: Josefa Parada - Sesta, 08 Fevereiru 2013

DILI - Deputadu bankada Opozisaun FRETILIN iha uma fukun Parlamentu Nasional (PN), Francisco Miranda Branco afirma, iha III lejislatura ne’e FRETILIN hakarak fo apoiu Dezemvolvimentu  ba Nasaun ne’e iha future.

“Uluk  iha II lejislatura nebe’e  FRETILIN  konsidera  governu defaktu liu tia ona, tanba ne’e  ami tenki fo apoiu ba dezemvolvimentu Nasaun, tanba ita hotu hakarak povu iha rai ida ne’e mos presiza tebes dezevolve ba,” hateten Branco ba STL iha uma fukun PN Sesta (8/02).


Deputada bankada FRETILIN Angelica da Costa hateten, Bloku koligasaun sira maka tenki deside, tanba V governu konstituisional ida ne’e, bloku partidu tolu maka forma.

Mateus de Jesus deputadu husi bankada CNRT afirma katak, ho III  lejislatura ida ne’e PN mos iha esperansa bo’ot katak, atu dezemvovle diak liu tan rai ida ne’e ba oin, tanba durante tinan sanolu resin ona maka TL hetan ukun a’an. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sabado (9/2). Jasinta Sequeira/Natalia Moniz
Posted: 08 Feb 2013 03:53 AM PST



Suara Timor Lorosae - Posting Husi: Josefa Parada - Sesta, 08 Fevereiru 2013


DILI - Sosidade Sivil preokupa tebes alokasaun Orsamentu Jeral Estadu (OJE) ba Ministeriu sira nee bo’ot tebes, maibe dezempregu nunka atu redus iha laran.

Ba kestaun ne’e Diretur Luta Hamotuk (LH) Mericio Akara katak durante tinan 7 (2006-2012) despeza kapital hamutuk US$2,382 mil milhões (42%) la-konsege absorve trabalhadores, tanba kuaze servisu ne’ebe halo uza ekipamentu pezadu, forsa ema nian minimu teb-tebes.

“Ami propoin ba Parlamentu Nasional atu husu Governu hodi aprezenta dadus foun ba kondisaun dezenpregu iha rai laran, atraves minimu dadus kada tinan-tinan hodi sukat kondisaun real dezenpregu iha ita-nia rai, do que uza deit dadus Labour Force Survey 2010, mak lolos ladun kondis ona ho situasaun tinan 3 ikus nee,  Ezemplu governu aprezenta katak kuaze 9,000 jovens mak dezenpregadu, signifika katak kuaze jovens hamutuk 3% mak tuir lolos laiha servisu,”dehan Akara. 


Iha parte seluk reprezentante povu iha uma fukun Parlamentu Nasional Deputadu Pedro da Costa mos rekonhese katak durante nee kampu servisu nee menus iha rai laran. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sabado (9/2). Madalena Horta

Posted: 08 Feb 2013 03:48 AM PST



Suara Timor Lorosae- Posting Husi: Josefa Parada - foto Lusa


DILI - Eis Presidenti Republika Jose Ramos Horta, antes desloka ba Guine Bissau, hateten Timor Leste tenki hela ho dame no unidade metin liu tan, para ekonomia ba oin lao ho diak.

Apelu ne’e premeadu Nobel da Paz, Jose Ramos Horta hato’o ba jornalista sira, iha Aeroportu Internasional Prezidenti Nicolao Lobato, Comoro, Dili, Kinta (7/2), katak Povu Timor Leste tenki hela ho dame no siguransa. Nia iha esperansa no fe’e, konfiansa ba Presidenti Republika Taur Matan Ruak, Primeiru Mnistru Xanana Gusmao, lider istoriku ho autoridade politika sira kuntinua hametin dame no unidade.


“Hau apelu ba forsa armadas ho polisia, joven no lider sira hotu-hotu ita kolobora, hodi tane Presidenti Republika ho Premeru Ministru, atu nune dame bele klean liu tan unidade metin liu tan para ita nia ekonomia ba oin lao ho diak,” dehan Horta.

Nia mos apela ba membru Governu atu servisu makas tuir  programa Governu nian, para Governu bele hetan kredibilidade iha povu nia leet, atu nune  sira hetan nafatin dame. Informasaun kompletu iha STL Jornal no STL Web, edisaun Sabado (9/2). Joao Anibal 

Posted: 08 Feb 2013 03:20 AM PST



MSE – MLL - Lusa

Díli, 08 fev (Lusa) - Um grupo de 42 estudantes de Timor-Leste viaja na próxima semana para o Brasil para frequentar cursos de licenciatura e mestrado, anunciou hoje o diretor do Fundo do Desenvolvimento do Capital Humano timorense, Abrão Santos.

"Deste grupo há um total de 31 bolseiros de nível de licenciatura, 10 bolseiros de nível de mestrado e um de nível de doutoramento", afirmou Abrão Santos, durante a cerimónia oficial de atribuição das bolsas aos estudantes.

O Ministério da Educação de Timor-Leste já realizou dois processos de atribuição de bolsas de estudo no estrangeiro.

No primeiro concurso, realizado em 2008, ficaram aprovados 159 candidatos que em 2009 foram enviados para Portugal e para as Filipinas.

No segundo concurso, que decorreu em 2011, foram aprovados 312 candidatos, entre os quais se encontram os 42 estudantes que vão agora para o Brasil.

"Este é um programa que nós queremos estimular", afirmou o embaixador do Brasil em Timor-Leste, Edson Duarte Monteiro, que também participou na cerimónia.

Segundo o diplomata brasileiro, o Brasil tem vários programas educacionais que estão abertos para Timor-Leste e as pessoas só têm de se candidatar.

"Em alguns deles o Brasil oferece bolsas completas", afirmou, salientando que as autoridades brasileiras "querem ver" algumas centenas de estudantes timorenses no país.

Atualmente mais de uma centena de estudantes timorenses estão no Brasil a frequentar o ensino superior.

Posted: 08 Feb 2013 03:14 AM PST



MSE – MLL - Lusa

Díli, 08 fev (Lusa) - O Governo de Timor-Leste anunciou hoje a doação de 550 mil euros para ajudar as vítimas das cheias em Moçambique, que desde outubro já provocaram a morte a 90 pessoas.

"Na sequência das inundações que atingiram o sul de Moçambique, provocando dezenas de mortos e mais de 150 desalojados, o Conselho de Ministros aprovou a doação de 750 mil dólares americanos (cerca de 550 mil euros) para fins de assistência humanitária à população afetada", refere o Governo em comunicado hoje divulgado.

A decisão foi tomada na reunião de Conselho de Ministros do passado dia 30.

As cheias que, desde outubro, assolam Moçambique, causaram 91 mortos e afetaram 200 mil pessoas, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades moçambicano, órgão governamental.

Moçambique acolheu durante a luta pela restauração da independência de Timor-Leste elementos da frente diplomática da resistência timorense, entre os quais se destacam o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), e a atual Procuradora-geral da República, Ana Pessoa.

O ex-Presidente timorense e Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta também esteve exilado em Moçambique.

Posted: 08 Feb 2013 03:09 AM PST



… cooperação técnico-militar

MSE – MLL - Lusa

Díli, 08 fev (Lusa) - Uma missão do Ministério da Defesa de Portugal terminou hoje uma visita a Timor-Leste para avaliar os projetos no terreno, no âmbito da cooperação técnico militar entre os dois países, e definir o futuro programa.

A missão, liderada pelo diretor-geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres, teve início na segunda-feira e incluiu visitas à base naval de Hera, à componente terrestre de Baucau e ao centro de instrução de Metinaro, bem como encontros com as autoridades políticas e militares timorenses.

"O primeiro objetivo foi avaliar no terreno a execução dos projetos da assessoria portuguesa às forças de defesa de Timor-Leste no âmbito desta cooperação militar, fazer um balanço da forma como estão a decorrer os projetos e, por outro lado, iniciar a negociação do próximo programa quadro que vai de 2014 a 2016", disse Nuno Pinheiro Torres.

Os projetos de cooperação inserem-se num programa quadro que é adotado por três anos e o existente entre as autoridades portuguesas e timorenses termina este ano.

"Temos de começar já a trabalhar com as autoridades militares no sentido de adotar e aprovar um novo programa quadro para os próximos três anos", afirmou.

Segundo Nuno Pinheiro Torres, o próximo programa quadro será definido com base nos interesses das autoridades timorenses.

O diretor-geral da Política de Defesa Nacional disse também à Lusa que as autoridades timorenses afirmaram pretender convidar o ministro da Defesa de Portugal, José Pedro Aguiar Branco, a realizar uma visita oficial em agosto ao país.

No âmbito da cooperação técnico-militar entre os dois países, Portugal apoia essencialmente a formação de militares timorenses e disponibiliza assessoria ao Estado-Maior das Forças de Defesa timorenses, bem como à Casa Militar da Presidência da República.

Quatro militares portugueses dão também formação em língua portuguesa a civis e militares das forças de defesa de Timor-Leste.

Atualmente, estão em Timor-Leste 17 assessores em permanência distribuídos por seis projetos de cooperação.

Entre 2002 e 2012, foram investidos mais de nove milhões de euros nos programas de cooperação técnico-militar entre Portugal e Timor-Leste.

Posted: 08 Feb 2013 02:24 AM PST



Peter Bonaventure

A ministra Lúcia Lobato, ex-ministra da justiça no I governo de Xanana Gusmão, já está na prisão há cerca de duas semanas por ter sido condenada a 5 anos entre grades pelo cometimento de práticas ilegais a que chamam (e bem) KKN – corrupção, conluio e nepotismo.

Outro ex-ministro desse I governo de Xanana Gusmão é arguido em processo de ilegalidades cometidas no valor de, pelo menos, duas centenas de milhar de US dólares. Gil da Costa Alves, ex-ministro do Turismo, Comércio e Indústria pode muito bem secundar a sua colega de governo Lúcia Lobato. Se assim acontecer podemos dizer que dois ex-ministros já estão na prisão a pagar com o corpo os prejuízos causados ao jovem país.

E AINDA VÃO SÓ 3 OU UNS QUANTOS MAIS?

Existem indícios de que se perfila uma terceira candidata a pagar na prisão com o corpo as ilegalidades que alegadamente terá cometido. Apontam a ex-ministra das Finanças de Xanana Gusmão, no anterior governo, e ainda atual ministra das Finanças deste governo. De seu nome Emília Pires. Corresponde à realidade que os sinais exteriores de riqueza daquela ministra escandalizam a pobreza e a miséria que existe em Timor-Leste. Ainda há pouco tempo surgiu a indignação de várias vertentes da sociedade civil, política e militar, por causa de um verdadeiro palácio mandado construir por essa ministra para seu uso pessoal. Falam num gasto de mais de um milhão de US dólares. Que o palácio é congénere ao das Mil e Uma Noites é factual.

Assim sendo, não exatamente por causa do referido palácio, consta que Emília está indiciada em prática de crime cometido com provável prejuízo do estado timorense. Informações que reportam serem provenientes de boas fontes, conhecedoras do processo, fazem constar que uma vez conseguido incriminar com causa penalizavel a ministra pode acontecer que o processo se agigante e sejam detetados crimes ainda mais graves que aqueles que possam agora abrir o caminho a Emília para também pagar com o corpo na prisão os abusos de poder e possíveis desonestidades que a incriminem ainda mais.

Se assim acontecer Emília Pires será a número 3 dos ministros de Xanana a pagar crimes com o corpo na prisão. E quantos mais, do elenco governamental de Xanana seguirão o caminho da prisão para lá ficarem a vegetar?

*Texto original publicado em inglês no TLN: CORRUPT MINISTERS OF TIMOR-LESTE TO PAY THE BODY IN PRISON?

Posted: 08 Feb 2013 02:14 AM PST



OJE - Lusa

O uso da moeda chinesa como divisa para o comércio internacional aumentou 50% durante 2012, indica o chamado índice da "globalização" do yuan, elaborado mensalmente pelo britânico Standard Chartered Bank.


A instituição, especializada no mercado asiático, anunciou ainda um novo recorde de utilização da moeda chinesa em dezembro de 2012, altura em que o indicador cresceu cerca de 2,8% face ao mês anterior para a sua maior marca até à data: 748 pontos, acima dos 728 registados em novembro.
Esta subida foi possível sobretudo graças ao aumento das reservas denominadas em yuan acumuladas em Hong Kong, cujo comércio com o mercado chinês é cada vez maior.
O índice utilizado tem em conta os depósitos bancários em yuan em todo o mundo, bem como os títulos denominados na divisa adquiridos fora da China - chamados "dim sum", como os aperitivos - e outros certificados, contratos comerciais e pagamentos efetuados com a moeda chinesa.
Esta semana, os bancos de Taiwan começaram historicamente a operar com yuan, pelo que a ilha passará a integrar o índice mensal a partir de fevereiro.
A China pretende que a sua capital financeira de facto, Xangai, se transforme num dos principais centros comerciais, financeiros e logísticos do mundo em 2020, detentora de uma influência mundial como as praças de Nova Iorque, de Londres ou de Hong Kong.
O Standard Chartered Bank, especializado na oferta de serviços na Ásia, além de África e Médio Oriente, abriu em janeiro a sua 100.ª sucursal na China, pelo que conta com a terceira maior rede de filiais de um banco estrangeiro no país, a seguir ao compatriota HSBC e o Bank of East Asia (Hong Kong).
Cerca de 80% das receitas do banco, que conta com quase 90 mil funcionários na China, ainda que a sua sede seja em Londres, e foi inicialmente criado para operar nas antigas colónias britânicas, provêm das atividades que realiza no continente asiático.

Posted: 08 Feb 2013 02:01 AM PST



Jornal i - Lusa

O presidente da Liga dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau (LDH), Luís Vaz Martins, defendeu hoje que o golpe de Estado de 12 de abril do ano passado constituiu "uma das maiores crises" nos direitos humanos no país.

A LDH, disse, "considera importante a determinação, o mais breve possível" de um período para uma transição inclusiva e que o mesmo não seja superior a um ano a contar de hoje, e que é "desajustado e inaceitável fazer eleições num contexto de insegurança e medo generalizado".

O responsável falava em Bissau na apresentação de um relatório da Liga sobre a situação dos direitos humanos no país nos últimos dois anos, altura em que defendeu como "imperativo" a profissionalização das Forças Armadas e a adoção de leis que previnam a mendicidade forçada de menores.

Luís Vaz Martins apelou ainda a toda a comunidade internacional para que se entenda sobre o processo de transição e sobre a reforma do setor de defesa e segurança da Guiné-Bissau.

Guadalupe de Sousa, em nome da ONU, disse que houve alguns avanços no país em termos de direitos humanos, sobretudo a nível de legislação, mas acrescentou haver muito para fazer, garantindo para tal o apoio das Nações Unidas.

De acordo com as conclusões do relatório, "é mais do que evidente que o estado em que se encontra o país em termos de direitos humanos é extremamente grave" e se não forem tomadas medidas, prevê a LDH, "haverá mais conflitos, assassínios e violações de direitos humanos e liberdades fundamentais".

Diz o documento que "as autoridades políticas guineenses não dispõem de nenhum poder efetivo, o que impede que se conheçam realmente as suas verdadeiras opções no que concerne às reformas nas Forças Armadas ou estabilização do país".

A LDH diz que o golpe de Estado ocorrido no país no ano passado deteriorou "de forma preocupante" a situação dos direitos humanos e que "a situação é cada vez mais deplorável", já que se vive "um clima de tensão, de medo generalizado, de terrorismo de Estado contra os seus próprios cidadãos".

Fazendo um balanço dos últimos dois anos, o documento fala de casos como o de agressões de militares a polícias, diz que a "impunidade foi institucionalizada" depois do conflito militar de 1998, dando como prova o facto de "os autores morais e materiais das sucessivas convulsões políticas e militares, que na maior parte dos casos culminaram com a perda de vidas humanas, continuarem impunes".

"Hoje, mais do que nunca, um dos desafios maiores que a Guiné-Bissau enfrenta é encontrar fórmulas claras e eficientes para estancar as ondas de impunidade, e consequentemente consolidar o Estado de direito e promover a paz", diz o relatório.

*Também publicado em PÁGINA GLOBAL, com outros títulos relacionados:


Posted: 08 Feb 2013 01:37 AM PST



MSE – MLL - Lusa

Díli, 07 fev (Lusa) - A Timor Telecom disse hoje estar preocupada com a "posição dominante" que a empresa de Telecomunicações Internacionais da Indonésia (Telin) tem na ligação terrestre, que permite fornecer uma maior largura de banda no serviço de Internet.

"Temos uma forte preocupação com a Telin porque tem uma posição dominante em relação à ligação terrestre e nós queremos igualdade de circunstâncias em termos da largura de banda de que precisamos e preços justos de uma ligação terrestre", afirmou, em conferência de imprensa, o administrador delegado da Timor Telecom, Manuel Amaro.

O Governo de Timor-Leste e a Timor Telecom, detida maioritariamente pela Portugal Telecom, decidiram em março passado terminar a concessão exclusiva à operadora no país, antecipando a liberalização do mercado das telecomunicações.

Na sequência da liberalização do mercado, a Telin (através da Telkomcel) e a Viettel (empresa de telecomunicações vietnamita) ganharam licenças para operar no mercado.

A Telkomcel vai começar a operar ainda este mês em Timor-Leste e a Viettel deverá entrar no mercado nos próximos meses.

"Nós temos o contrato de interligação pronto para assinar com a Viettel. Com a Telin estamos numa fase final, porque a Telin, está aqui ao lado e como sabem tem uma vantagem competitiva porque tem uma ligação terrestre, que meteu aqui em Timor-Leste", disse Manuel Amaro.

Segundo o administrador delegado da Timor Telecom, com a Telin está igualmente a ser assinado o circuito internacional terrestre e "aí é que está a haver alguns pequenos problemas".

"Nós queremos capacidade e preços de uma ligação terrestre que a Telin não está a querer dar, porque diz que não tem capacidade, mas está a meter muita largura de banda em Timor-Leste", acrescentou.

O decreto-lei 15/2012, de 28 de março, sobre a regulamentação do setor das telecomunicações de Timor-Leste, prevê a criação de uma Autoridade Nacional de Telecomunicações para regular o setor. Contudo, esta ainda não foi criada.

"Logicamente, já devia existir autoridade da regulação. Mas não existe. Não existe e a gente crê, acredita, que o senhor ministro (dos Transportes e Comunicações, Pedro Lay) tem no fundo essa obrigação de ser o árbitro deste desafio que está a começar e que seja um árbitro imparcial", afirmou o administrador delegado da Timor Telecom.

A Timor Telecom começou a operar em Timor-Leste em outubro de 2002 na sequência de um concurso internacional lançado pela ONU e pelo Governo timorense para a criação dos serviços de telecomunicações do país.

Com mais de 600 mil clientes, a Timor Telecom é também detida em mais de 20 por cento pelo Estado timorense.

Posted: 08 Feb 2013 01:34 AM PST



A Timor Telecom acaba de diversificar a sua oferta de comunicações móveis e acesso à internet com redução de preços e criação de novos tarifários.


Desde ontem que já é possível adquirir o tarifário Toke Livre que não obriga a carregamentos e permite obter reduções no custo das chamadas. Para os familiares e amigos foram criados novos preços, no tarifário TT Amigos, com 50% de desconto, após o 1.º minuto, para três números de telemóvel à escolha.



No acesso à internet é possível aceder à rede via telemóvel, com um custo de $0,04 por MB , um serviço disponível nos novos pacotes de internet no telemóvel para pré e pós-pagos.



As placas de Banda Larga Móvel 3G também estão mais baratas e passaram de 45 USD para 25 USD. Outra das novidades da Timor Telecom é o Kredit Lai que permite falar num determinado momento mesmo sem saldo.



A pensar nos mais jovens, a TT lançará em breve o DIAK, um serviço de comunidade que permite fazer chamadas, trocar SMS e dados entre clientes com o mesmo tarifário a preços reduzidos. Vão também estar disponíveis alertas no telemóvel com as notícias do dia e acessos directos às redes sociais.



SAPO TL 

Sem comentários:

Enviar um comentário