terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO OS CICLOS DA LIBERDADE

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A história mostra-nos que o desenvolvimento, o progresso e o crescimento sustentado estão dependentes de ciclos de prosperidade e de retracção que vão marcando o dia-a-dia das comunidades. A história da educação, por seu turno, explica-nos que os ciclos de pujança e de melhor qualidade de vida, surgem sempre associados a modelos educativos que são os mais adequados aos interesses, expectativas e necessidades de um determinado País num determinado momento.

Em Portugal a situação não é diferente. Para alcançarmos os níveis de progresso, desenvolvimento e qualidade pelos quais todos ansiamos, precisamos de uma escola viva, significante, crítica e com capacidade para espelhar os anseios, os projectos e a vontade dos Portugueses. Mas para que isso aconteça, ela terá de assumir os pressupostos da liberdade como base de todo o sistema.

Só uma escola livre e empreendedora garante uma cidadania activa. E só com um modelo assente na liberdade de educação, poderemos recriar os alicerces de um novo Portugal, verdadeiramente democrático e livre, no qual os alunos, as famílias, os professores e a sociedade reencontrem o caminho do progresso e do desenvolvimento.

Reveja AQUI a intervenção do Presidente do FLE e encontre AQUI toda a informação sobre a Liberdade de Educação em Portugal
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