A
história mostra-nos que o desenvolvimento, o progresso e o crescimento
sustentado estão dependentes de ciclos de prosperidade e de retracção
que vão marcando o dia-a-dia das comunidades. A história da educação,
por seu turno, explica-nos que os ciclos de pujança e de melhor
qualidade de vida, surgem sempre associados a modelos educativos que são
os mais adequados aos interesses, expectativas e necessidades de um
determinado País num determinado momento.
Em Portugal a situação não é diferente. Para alcançarmos os níveis de progresso, desenvolvimento e qualidade pelos quais todos ansiamos, precisamos de uma escola viva, significante, crítica e com capacidade para espelhar os anseios, os projectos e a vontade dos Portugueses. Mas para que isso aconteça, ela terá de assumir os pressupostos da liberdade como base de todo o sistema.
Só
uma escola livre e empreendedora garante uma cidadania activa. E só com
um modelo assente na liberdade de educação, poderemos recriar os
alicerces de um novo Portugal, verdadeiramente democrático e livre, no
qual os alunos, as famílias, os professores e a sociedade reencontrem o
caminho do progresso e do desenvolvimento.
Reveja AQUI a intervenção do Presidente do FLE e encontre AQUI toda a informação sobre a Liberdade de Educação em Portugal
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Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos
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