terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

AÇORES MÁSCARAS DE CARNAVAL

Máscaras de Carnaval

O entrudo termina hoje, mas era bom que o espírito carnavalesco prosseguisse o seu desfile contra a crise depressiva.
   
Imbuído deste espírito, aqui vão algumas máscaras de carnaval mais marcantes do corso político da nossa paróquia.

VASCO CORDEIRO – Devia disfarçar-se de Passos Coelho. Está a léguas dele, mas começa a apanhar os mesmos “tiques” do Primeiro-Ministro ao introduzir, paulatinamente, o discurso da austeridade.
Quando diz que este ano não haverá a construção de obras de raíz, é um eufemismo carnavalesco.
O Presidente do Governo quer dizer, preto no branco, que a região está de pantanas e não há dinheiro para nada!

SÉRGIO ÁVILA – O homem do “super-ávite” vai neste desfile disfarçado de ministro da propaganda de Sadam Hussein. Lembram-se dele? Nós a vermos em directo as tropas americanas a tomarem o poder em Bagdad, e o artista, em conferência de imprensa, a anunciar que estava tudo sob controlo e não havia descarrilamento...

FAGUNDES DUARTE – Vai disfarçado de “Brutus”. O homem desferiu uma punhalada em Carlos César, sem dó nem piedade, ao garantir que o Cais de Cruzeiros em Angra nunca será construido, para proteger o património subaquático da baía.
Recordam-se de quem disse que o Cais seria construido contra todos os “velhos do restelo”?

LUIS CABRAL – Entre seringas, luvas e compressas, o novo Secretário da Saúde vai disfarçado de “anjinho”.
Ainda não percebeu que quem manda mais são os administradores hospitalares escolhidos pelo aparelho do partido.

VITOR FRAGA – Até ver, vai desfilando como viajante, representando as inúmeras viagens que gentes ligadas ao turismo oficial estão a efectuar neste início do ano por todo o mundo, num frenesim estonteante, para participar em feiras e promoções à procura de turistas.
O dinheiro que esta gente está a gastar, muitos deles de empresas públicas ou intervencionadas, completamente falidas, dava para fretar montes de aviões cheios de turistas.

DUARTE FREITAS – Tem um disfarce secreto. Quando chegar à altura das eleições, vai dizer que não é candidato à Presidência do Governo e anunciará, como candidato do PSD, o seu amigo Vitor Cruz.
Brincadeira de carnaval? Brincando, brincando...

AUTARCAS – Vão todos disfarçados de “virgens marias”. Em ano de eleições autárquicas vão fazer balanços mirabolantes da sua actividade e só não anunciam mais obras, mais rotundas, mais empresas municipais e mais festas, porque aqueles bandidos da república não autorizam.
MIGUEL RELVAS – Não precisa de disfarçar. Já é conhecido como o Rei Momo.

                                                                                                ****

AGORA A SÉRIO – O conjunto de grandes reportagens que a SIC transmitiu, sobre o caso BPN, é um hino ao jornalismo de investigação.
Pedro Coelho e a sua equipa desmontaram a grande fraude, confirmando-se o escandaloso envolvimento de figuras influentes da política, incluindo o governo de Sócrates/Teixeira dos Santos, o fechar de olhos de Vitor Constâncio e Banco de Portugal, a vergonhosa administração da Caixa Geral de Depósitos e o prosseguir do desastre pela governação de Passos Coelho.
Ainda há jornalismo de qualidade em Portugal.

Pico da Pedra, Fevereiro 2013
Osvaldo Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário