quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

corrupção na lusofonia

diálogos lusófonos



O índice de percepção de corrupção no universo da lusofonia

O índice de percepção de corrupção agravou-se este ano em Portugal, deixando o país numa situação pior do que há dez anos. No universo da lusofonia, ainda assim, Portugal continua a ser o menos corrupto.
Lisboa - Portugal piorou este ano a sua posição no ranking mundial de corrupção elaborado pela organização Transparency International (TI). O país surge agora no 33º lugar, entre 176 nações, uma posição abaixo da que tinha no ano passado. A classificação está também bastante abaixo da 25ª posição que Portugal tinha há dez anos.
Na tabela da organização não governamental (ONG) TI, Portugal obteve 63 pontos (numa escala de zero a 100 em que zero significa que o país é visto como altamente corrupto e 100 traduz uma percepção de corrupção nula), tantos como o Butão e Porto Rico. E está um ponto abaixo da Estónia e dois pontos atrás de Espanha e Botsuana.
Os países menos corruptos do mundo são Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, todos com 90 pontos, de acordo com a TI.
Portugal ainda é o menos corrupto da CPLP
Entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Portugal acaba por ser o que tem uma imagem de menor corrupção. Cabo Verde vem a seguir, na 39ª posição do ranking (subiu dois lugares face a 2011), com 60 pontos. O Brasil ocupa o 69º lugar (melhorando face à 73ª posição no ano passado), com 43 pontos.
Seguem-se São Tomé (posição 72), Timor-Leste (no 113º lugar), Moçambique (123º classificado), Guiné-Bissau (150ª posição). Angola, no 157º lugar da lista, é o país lusófono com maior percepção de corrupção.
Em último lugar na lista da TI estão a Coreia do Norte, a Somália e o Afeganistão, segundo o relatório da Organização não Governamental (ONG) com sede em Berlim, na Alemanha.
O Índice de Perceção da Corrupção é calculado a partir de indicadores de corrupção de entidades internacionais como o Banco Mundial.

http://www.portugaldigital.com.br/sociedade/ver/20073661-portugal-piora-posicao-em-ranking-internacional-de-corrupcao

Sem comentários:

Enviar um comentário