quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

univ dos açores ameaça fechar

A Universidsade dos Açores suspende todas as suas funções em fevereiro de 2013, caso se mantenham as atuais condições de financiamento.

A informação consta de uma carta enviada pelo reitor, Jorge Medeiros, ao ministro da educação, Nuno Crato.

O docum
ento explica que há um buraco de quase três milhões de euros entre as receitas e as despesas previstas para 2013.

A Universidade dos Açores receberá 12,2 milhões de euros do Orçamento Geral de Estado, as propinas deverão render cerca de 3,7 milhões e não estão previstas receitas de prestação de serviços.

Nas despesas, o peso dos vencimentos é de quase 17 milhões de euros, o funcionamento custa 1,8 milhões e os empréstimos mobilizam 400 mil euros em 2013.

Antena 1 Açores

, osvaldo.cabral wrote:

Há muito tempo que se sabia que a Universidade dos Açores tinha que se regenerar.
Os seus responsáveis deixaram arrastar a situação e agora estão com a bomba a rebentar-lhes nas mãos, sem saber o que fazer.
Há muito que a UA deveria ter aberto um debate sobre o seu futuro e o papel da região no mesmo.
Em Outubro, chamei a atenção no seguinte artigo nos jornais:
Salvar a Universidade

É curioso que, 37 anos depois da nova Autonomia, dois dos seus principais pilares estejam hoje ameaçados pela sustentabilidade: a Universidade e a RTP-Açores.
Sobre o futuro da televisão, reflectiremos nos próximos dias. Dediquemo-nos agora à Universidade.
É inegável que a Universidade dos Açores constitui, hoje, o motor regional do conhecimento, da investigação e da formação.
A academia açoriana tem dado um contributo impagável à fixação de jovens e à qualificação dos nossos recursos humanos (90% dos seus alunos são açorianos).
Sendo uma instituição estratégica no nosso modelo autonómico, a Região não pode voltar as costas aos problemas da Universidade dos Açores, sem menosprezar a sua autonomia académica.
E os problemas, pelo que vamos assistindo, são graves.
Começando pelo seu financiamento, a Universidade vai perder no próximo ano mais de meio milhão de euros nas transferências do Estado e vai ter que pagar, a breve trecho, 400 mil euros de um empréstimo contraído ao Ministério das Finanças.
Certamente que a Região não deixará que problemas de subfinanciamento afectem o funcionamento e a qualidade da Universidade, mas a nossa academia também terá que fazer um esforço para se reestruturar e adaptar-se à nova realidade deste tempo.
É preciso que a Universidade dos Açores se envolva mais com a sociedade, a fim de percebermos e nos envolvermos no apoio ao seu funcionamento.
A Universidade deveria esclarecer, a todos nós contribuintes, qual a estratégia que pretende assumir para a sua sobrevivência e como resolve inúmeros problemas de gestão – exploração e investimentos -, para os quais só se ouvem interrogações e grandes preocupações.
São muitas as questões que a UA deveria esclarecer publicamente e explicar, serenamente, do que precisa para resolvê-las.
Eis uma lista delas:
  • A UA tem uma estratégia a curto ou longo prazo para o seu funcionamento? Qual? Como vai aplicá-la?
  • O “Plano Estratégico de Desenvolvimento da UA para o período 2012-2015” que encomendou está a ser aplicado? Com que resultados?
  • Os problemas financeiros da UA são de exploração ou de investimento?
  • Quanto custa a tripolaridade? Ela está adaptada a esta situação de restrições? Há ou não sobreposições nos 3 pólos?
  • A construção do novo pólo de Angra está na base dos problemas financeiros da UA? Em que dimensão e que erros se cometeram?
  • Quais são os resultados das inúmeras investigações das várias unidades orgânicas? Elas gerem receitas?
  • É verdade que as verbas destinadas aos projectos de investigação são desviados para pagar custos fixos?
  • Como e onde são aplicadas as verbas do IMAR e da Fundação Gaspar Frutuoso?
  • A UA tem recorrido a parcerias com empresas e ao financiamento europeu?
  • É verdade que há professores que não trabalham, mas recebem o ordenado no fim do mês?
  • É verdade que foram organizados cursos apenas para não dispensar professores?
  • A UA tem cursos a mais? Estão todos adaptados ao mercado de trabalho ou está-se a formar jovens para o desemprego certo?
  • Há alunos que estão a abandonar a Universidade porque não lhes resolvem os problemas e até são obrigados a comprar materiais para os seus trabalhos?
  • É verdade que a maioria dos alunos que ingressam na UA são oriundas de famílias com menores rendimentos? Metade dos matriculados recorrem a bolsas? Que respostas a UA dá a estes alunos em dificuldades?
  • As várias unidades orgânicas da UA são tratadas por igual ou as que melhor gerem os seus departamentos são incentivadas e premiadas? E aos que gerem mal, o que acontece?
Estas são apenas algumas das preocupações do cidadão comum.
Este contexto de restrição orçamental não pode servir de desculpa para entraves tradicionais que impedem a melhoria dos índices de desempenho da nossa Universidade.
Há que reformular atitudes, acabar com “capelinhas”, desmantelar teias instaladas e impor soluções inovadoras e corajosas em toda a actividade académica.
Deixar o problema arrastar-se, é pôr em causa a nossa própria Autonomia.

Pico da Pedra, Outubro 2012
Osvaldo Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário