terça-feira, 11 de dezembro de 2012

BOLETIM FLE

logo_fle_1pequeno

O Estado que hoje temos não coloca o aluno no cerne do processo educativo nem o assume como o centro das suas preocupações. Gerindo uma escola que é incompatível com a capacidade que queremos fomentar de inovação e de adaptação permanentes aos desafios que o Mundo vai trazendo, persiste em colocar as escolas, ou sejam, os fornecedores do serviço de educação, e não as crianças, que são os receptores dessa educação, no centro das suas preocupações e estratégias políticas.

O Estado está, por isso, mais ocupado com os fornecedores do serviço de educação do que com os beneficiários desse serviço... isto, ainda para mais, agravado com o facto de em muitos aspectos esse mesmo Estado se confundir com esses seus fornecedores.
Neste momento, ao intervir dessa maneira, o Estado é uma espécie de juiz em causa própria, determinando de forma muito assertiva tudo aquilo que deve ser o acto educativo, e simultaneamente fornecendo-o e relegando para um segundo plano os interesses educativos reais dos Portugueses.

É basicamente por isso, porque está ocupado a gerir-se a si próprio em todo o sistema, que o Estado não tem tempo, disponibilidade nem o afastamento suficiente para se preocupar verdadeiramente com a oferta de ensino de qualidade às crianças e aos jovens Portugueses.



trierschool



FLE - Fórum para a Liberdade de Educação

O FLE no Facebook
Canal FLE no Youtube
Documentos FLE
Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem

Modificar a sua subscrição
Remover subscrição

Powered by Joobi

Sem comentários:

Enviar um comentário