quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PRÉMIO CAMÕES 2012

Literatura

Prêmio Camões 2012 é entregue no Rio de Janeiro a editora de Dalton Trevisan

O Prêmio Camões 2012, principal prêmio da literatura em língua portuguesa, foi entregue, durante cerimônia realizada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, ao escritor brasileiro Dalton Trevisan, que se fez representar pela sua editora Sónia Jardim.
1
Rio de Janeiro - O Prêmio Camões 2012, principal prêmio da literatura em língua portuguesa, foi entregue, nesta quarta-feira (12), durante cerimônia realizada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, ao escritor brasileiro Dalton Trevisan, que se fez representar pela sua editora Sónia Jardim.
O escritor, de 87 anos, que vive em Curtitiba, capital do Paraná, e que deixou praticamente de aparecer em público, desde há vários anos, enviou uma mensagem na qual agradece o prêmio. "Os muitos anos, ai de mim, já me impedem de receber pessoalmente o prêmio", escreveu o autor do "Vampiro de Curitiba", na mensagem.
"O Anão e A Ninfeta", seu último livro, ganhou o Prêmio Portugal Telecom 2012, na categoria Contos. Trevisan , segundo a casa editora Record, está a escrever um novo livro, ainda sem título, a lançar no próximo ano.
Ao longo da sua carreira literária, o escritor paranaense foi distinguido com vários prêmios entre eles o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), por Novelas Nada Exemplares (1959), o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), e o Prêmio Ministério da Cultura, pelo romance, A Polaquinha (1985).
Trevisan escreveu também O Vampiro de Curitiba (1965),  Cemitério dos Elefantes (1964) , A Guerra Conjugal (1969) e Crimes da Paixão (1978).
A decisão de entregar o Camões 2012 a Dalton Trevisan, no valor de 100 mil euros, foi anunciada pelo júri em 21 de maio.
Criado em 1988 pelos governos de Portugal e do Brasil, o prêmio Camões já foi atribuído a 11 escritores de Portugal, dez do Brasil, dois de Angola, um de Moçambique e um de Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário