terça-feira, 4 de dezembro de 2012

povos cruzados Malaca


                                         


Korsang di Melaka-ONGD, à conversa com os alunos e professores do Instituto Politécnico de Leiria, palestra realizada no passado dia 6 de Novembro, a convite da Professora Coordenadora Dra Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto.
    
O evento foi dedicado a Malaca tendo como propósito os intercâmbios de alunos do referido Instituto Politécnico de Leiria, entre Portugal / China e China / Portugal.

A curiosidade de saber mais sobre os portugueses de Malaca e do Bairro Português de Malaca, que desejam visitar “ os 20 alunos bolseiros “ já selecionados com destino à China em 2013 pelo período de dois anos.

A ação decorreu na presença de um auditório com cerca de 50 participantes, os quais deram conta dos testemunhos vivos da comunidade descendente de Albuquerque, que desde o sec. XVI não desistem de divulgar e promover a sua cultura e tradições de cariz portuguesa.
     
A palestra foi documentada com videograma realizado pelo membro dos órgãos da Associação, Álvaro Correia, num desafio à participação dos alunos.

A presidente da Direção Luisa Timóteo, fez uma resenha dos objetivos que deram motivo à criação da Associação em 12 de Junho de 2008, bem como o trabalho desenvolvido através do projeto “Povos Cruzados” quer em Malaca como em Portugal.

Lembrando o passado – o presente - o futuro, “ colocar Malaca no centro do mundo português “ afirmou a presidente da Associação, que Portugal não deve esquecer uma comunidade que continua a manter de geração em geração os nomes portugueses, a língua pápia Kristang (cristão) a crença, a cultura e tradições, ainda que longe, e como católicos continuam a comemorar o Natal, a Páscoa, a festa de São João e São Pedro, padroeiro dos pescadores de Malaca.

No final as participações dos alunos foram calorosas, tendo a Professora Susana Margarida da Costa Nunes, do departamento de Linguística Portuguesa, dirigido a sua intervenção valorizando a presença dos alunos e reconhecimento do valioso trabalho da Associação em prol de um legado para o qual todos devemos contribuir.

A representação da Korsang incluía também Jozé Sabugo, Daniela Brito e Idalina Lourenço. Deixamos a nossa gratidão pela oportunidade de mostrar Malaca património Mundial reconhecido pela UNESCO.
      
Crentes que este abraço nos uniu para outras ações a desenvolver.

Noticia      A Q U I


 

Sem comentários:

Enviar um comentário